Professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A LINGUA

O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado.Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de umacomunidade a possibilidade de comunicação., acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processoscientíficos de pesquisa,interligados `as mais novas ciências e técnicas,como,por exemplos , a própria Cibernética.
Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de meracasualidade. Desde que nascemos,um mundo de signos lingüísticos nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em que, pela imitação eassociação, começamos a formular nossas mensagens, E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercambio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comumde que dispomos para tal.
Sons, gestos ,imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homem moderno ,compondo mensagens de toda ordem (Henri caem sobre pessoas mais oumenos interessadas e contagiadas ),transmitidas pelos mais diferentes canais,como a televisão , o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos,a música e tantos outros. Em todos, a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com omundo que nos cerca é permanentemente atualizado.
Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diáriaentre os membros da comunidade, como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.
tracking img