Professora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como funciona a técnica de identificação por Rádio-Frequência?
RFID – Radio Frequency Identification É a tecnologia de identificação que utiliza ondas eletromagnéticas (sinais de rádio) para transmitir dados armazenados em um microchip. Trata-se de um chip com antena, encapsulados em uma etiqueta. Cada chip armazena um número especial e único de produto (mais conhecido como EPC – ElectronicProduct Code). O código é lido através de antenas instaladas na loja, que são, geralmente, integradas aos sistemas de entrada e saída de mercadorias, mas podem ser utilizados em várias aplicações, ao longo de toda a cadeia de abastecimento. O EPC foi desenvolvido pelo Auto-ID Center a partir de um projeto de pesquisa acadêmica do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ainda estão sendoestudados os padrões internacionais. A EPCglobal é uma entidade mundial, sem fins lucrativos, que está definindo normas que possibilitarão a utilização das etiquetas nos mesmos padrões de leitura tanto por fornecedores quanto pelos varejistas. Esta padronização está sendo desenvolvida em ritmo acelerado, juntamente com a EAN International e o Uniform Code Council (UCC), com foco de definir os padrõesmundiais para a identificação automática e precisa de todos os itens, de qualquer empresa, independente do setor e do lugar do mundo. A tecnologia de identificação por radiofreqüência já existe há muitos anos, e era aplicada principalmente na indústria bélica. Na verdade, é descendente da tecnologia dos transponders que foram utilizados pelos Ingleses, na 2ª. Guerra Mundial,para identificar osaviões e abater os que não respondiam às antenas .

2) Onde a tecnologia RFID pode e é comumente aplicada?

A tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) fará com que as operações de varejo e a experiência dos consumidores tornem-se mais inteligentes e eficientes. Os controles de estoque registrarão automaticamente quando e o que os consumidores selecionaram nas gôndolas e farão asolicitação de reposição automática; as listas de separação serão automatizadas; os recebimentos e a expedição serão otimizados, reduzindo custos operacionais; permitirá a prevenção de perdas e o gerenciamento eficiente da validade dos produtos perecíveis; revolucionará o merchandising e reduzirá o tempo para o check-out, enfim, criará inúmeras possibilidades de otimização de toda a Suply Chain (Cadeiade Suprimentos) .

O foco principal é dar ao cliente o produto certo, na hora certa, no momento em que ele desejar e pelo menor preço possível ! Um dos grandes problemas do varejo é a falta dos produtos nas gôndolas, o que acaba gerando muitas perdas com relação aos volumes vendidos e a demora no check-out. Geralmente, os clientes despedem muito tempo para comprar, porém, na hora de saírem daloja exigem o atendimento imediato, sem filas e nem burocracia.

O objetivo da tecnologia RFID é agilizar o check-out e controlar os estoques, ressuprimentos e aumentar o relacionamento entre lojas e fornecedores. A tecnologia em si é bastante simples. Cada produto deverá ter um código único que o acompanhará por toda a vida. Por conta disto, a infra-estrutura deverá ser revista, uma vez que serãonecessários bancos de dados mais parrudos, para suportar o volume de informações que serão geradas e o volume de dados trafegados também serão consideráveis. Cabe lembrar que, hoje, cada item é um tipo produto, ou seja, um chocolate X será um código de produto e terá uma quantidade Y. Com a nova tecnologia, cada chocolate X terá um código único, que não se repetirá... Já pensou o tamanho da basede dados e o tamanho da infra-estrutura que será necessária para gerenciar estes estoques e as transações? Por outro lado, será possível encontrar os produtos que estão fora do lugar, e os inventários serão realizados em frações de segundos.

As etiquetas de RFID poderão auxiliar na prevenção de perdas, uma vez que poderão ser integradas às antenas anti-furto. Assim que o cliente passar no...
tracking img