Produção Textual Interdisciplinar Individual - Estudo de Caso: FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS.

1288 palavras 6 páginas
Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

PETROLINA
2013

Resolução das questões

01- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

-As organizações como IBM são transnacionais, que procuram redução de custos (mão-de-obra, impostos, acessos a financiamentos), obedece a lógica do capitalismo. Essas empresas têm o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem o mercado com seus serviços e produtos. Por se tratar de empresas grandes, com filiais em vários lugares, são mais flexíveis com relação a empregados temporários, com leis pouco rígidas. Estas organizações procuram sempre inovar para se manter no mercado, o que as diferenciam das organizações burocráticas que seguem uma lógica estatal, zelam pela ordem da sociedade, o funcionamento da empresa é definido em regras e regulamentos escritos, as regras são rígidas, a regulamentação é estável e sofre poucas alterações ao longo do tempo.

02-Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

- A IBM produzia apenas máquinas de calcular e de escrever, com o tempo passou a ser a pioneira do setor

Relacionados