Produtividade industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produtividade industrial

Tecnologia em Mecatrônica industrial 1NA

Professor: Rangel



2
Fonte: Manual pedagógico PRONACI
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome
Nome
Nome

“COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE
E A EFICIÊNCIA NA SUA INDÚSTRIA ”

IntroduçãoO segredo do desenvolvimento dos países

A idéia de obter um alto rendimento do trabalho e a necessidade de o racionalizar não é nova. Já nos séculos XVII e XVIII alguns teóricos da economia, como François Quesnay, Adam Smith e David Ricardo, fizeram referência a esses temas. Era a preocupação da produtividade ainda sem nome.
Depois da 2ª Guerra Mundial, vários países da Europa, como o ReinoUnido, a França, a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Holanda, a Noruega e outros, desenvolveram ações políticas organizadas em ministérios, institutos e comissões nacionais, com o objetivo de aproveitar bem os recursos disponíveis na reconstrução e no desenvolvimento através da:
• Organização racional das empresas com o fim de reduzir os custos de produção;
• Criação de gabinetes de estudo damelhoria da produtividade;
• Serviços de documentação sobre produtividade;
• Difusão das noções referentes ao aumento da produtividade;
• Desenvolvimento da formação profissional;
• Aperfeiçoamento de sistemas de incentivos ao rendimento do trabalho e à qualidade.
Trabalho e produtividade estão intimamente associados. Mas não devemos confundir a produtividade com produção, já que a produção é um valorabsoluto enquanto a produtividade é um quociente. Isto é, a produtividade é o rendimento que resulta da
Relação entre os bens produzidos e os meios utilizados.

1 - Objetivo
Capacitar os colaboradores a analisar e melhorar a eficiência e a produtividade de empresas de todos os segmentos e porte.
2 – Justificativa
O preço é determinado pelo mercado e o custo pela eficiência dos processos. Para semanter competitivo é preciso melhorar processos, aumentando a eficiência e reduzindo os custos.
Oscilação da produtividade média nas indústrias:
Até 50% - empresas desorganizadas, sem controle da produtividade;
Até 80% - empresas organizadas, com controle da produtividade;
Até 100 % - empresas organizadas, com controle da produtividade e incentivo salarial na produção;
3 –Público alvo para esseplano de aumento de produtividade
Diretores, Gerentes, Supervisores, Engenheiros, Líderes de Produção, Técnicos, Operadores, Planejadores de Produção, Consultores, Área de Métodos e Processos, Qualidade, Manutenção, Custos, Orçamentos, Controladoria, Finanças, Comercial e demais interessado em racionalização industrial.
4 – Medidas á serem tomadas para melhorar a produtividade da empresa

Mapear emelhorar processos (elementos de operação, elementos de leitura, normalização do tempo, ritmo de trabalho, habilidade e esforço, rotina de trabalho, tempos e métodos, cronoanálise e tempo padrão);
* Implantar melhoria da qualidade.
* Improvement Teams
* Círculos de qualidade
* Banchmarking na produtividade.

Planeamento visando onde começar o processo para aumentar a produtividade daempresa.
Planeamento da empresa da qual iremos realizar este processo para aumentar a produtividade, ou manter a produtividade de modo que consigamos reduzir custo e agregar valores ao produto final a partir da rapidez eficiência em que realizarmos todo processo produtivo de melhoria, reduzindo também o consumo excessivo dos recursos. Para isso deve-se a partir do gráfico abaixo observar qual é acapacidade de produção que mais se assemelha a capacidade de atender a demanda do mercado da sua empresa.

Capacidade de Produção 1 | Neste caso, provavelmente, existe capacidade ociosa na empresa. O enfoque tem que centrar-se, necessariamente, na redução do consumo dos recursos. Porém, deve ser analisada também a possibilidade de redução dos volumes produzidos para evitar a acumulação de stocks....
tracking img