Proclmação da Republica

598 palavras 3 páginas
República

A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil, pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II.

A proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império, na praça da Aclamação, hoje praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, fazendo uso de coação, não de violência.

Naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano foi instituído. Faziam parte deste "Governo", o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Vários foram os fatores que levaram a monarquia a esse processo de desgaste, entre eles: a interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica; críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte; a classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) que crescia nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país e a falta de apoio dos proprietários rurais,

Relacionados

  • O menino no espelho
    1412 palavras | 6 páginas
  • Teoria
    2466 palavras | 10 páginas
  • OS ANOS 1930: AS INCERTEZAS DO REGIME
    1911 palavras | 8 páginas
  • biogeografia
    69163 palavras | 277 páginas