Processos produtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisco Rogério Regonha 5º Semestre – Engenharia de Produção Professor Erivelto Marino 1ª Lista de Exercícios

RA 114513-5

Processos Produtivos I

1. Quais as principais causas dos erros nafabricação e na medição de peças? Preparação imprecisa da máquina, fixação imprecisa da peça, ferramentas não afiadas corretamente, operador inexperiente, geometria da peça a ser fabricado, sistema demedição e controle.

2. Fazer esquemas das principais operações de torneamento e fresamento.

3. Relacione as condições de usinagem com a qualidade dimensional e superficial dos produtosobtidos. O torneamento pode ser classificado em: torneamento de desbaste e torneamento de acabamento. - O torneamento de desbaste tem como objetivo retirar grande quantidade de material da peça e por isso érealizada com valores altos de avanço e profundidade de corte. - O torneamento de acabamento tem a finalidade de conferir a peça precisão mais elevada e melhor acabamento superficial, realizado combaixos valores de avanço e de profundidade de corte, A obtenção de melhor qualidade dimensional e superficial depende dos seguintes valores:       Condições de usinagem; Rigidez da maquina, daferramenta, dos dispositivos de fixação e da peça; Material da peça; Geometria da ferramenta; Estado de afiação da ferramenta; Fluido de corte.

4. Quais as classes de metal duro (pastilhas decarbonetos) e qual a aplicação de cada classe? Metal duro (carboneto): produto da metalurgia do pó. Carbonetos compactados e sinterizados com um elemento do grupo do ferro (ferro. Cobalto e zinco). Classe K– liga básica de WC + Co – aplicado na usinagem de materiais heterogêneos como o Fofo. Classe P – altos teores de carbonetos (Wc, TiC, TaC, NbC), próprios para materiais que produzem cavacos longos (como o aço). Classe M – intermediária entre as classe K e P, para materiais não ferrosos e aços inoxidáveis. Metal duro com cobertura: 1 camada – TiN, TiC. 2 camadas – TiC + TiC ou TiC + Al2O3 3...
tracking img