Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera-Uniderp

Curso de Pedagogia

Heloiza Marçon Hasmann dos Santos

Jogos e Brincadeiras populares

Pindamonhangaba
2010
Heloiza Marçon Hasmann dos Santos

Jogos e Brincadeiras populares

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia, naAnhanguera-Uniderp, sob a orientação do(a) prof. Título (Esp). Luciana de Oliveira Ferreira.

Pindamonhangaba
2010
Heloiza Marçon Hasmann dos Santos

Jogos e Brincadeiras populares

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia da Anhanguera-Uniderp.

Aprovado em ____/________de ____.

________________________________Prof. Esp. Luciana Ferreira de Oliveira
Anhanguera-Uniderp
Orientador (a)

________________________________

Prof. Esp.Fábio Pereira Mendes
Anhanguera-Uniderp
Avaliador (a)

________________________________

Prof.ª Ms. Elizabeth Cursino Rodrigues
Anhanguera-Uniderp
Coordenador (a) do Curso Pedagogia

Pindamonhangaba
2010

Dedico este TCC em primeirolugar para Deus, pois, se não fosse Ele não estaria aqui, também para os meus pais, meus irmãos, enfim para todos que me ajudaram a finalizar essa etapa de minha vida.
AGRADECIMENTOS

Agradeço aos professores, meus amigos que estiveram presentes me ajudando. Meu muito obrigado por todos os esforços que vocês tiveram por mim. Em especial às professoras Elizabeth Cursino Rodrigues e a Luciana deOliveira Ferreira.

RESUMO

A história do folclore nos trás muitas lendas, músicas, danças, jogos e culturas tradicionais A manifestação cultural popular ou as manifestações culturais populares dentro das escolas tem um grande papel para o ensino e aprendizagem, até mesmo a ludicidade, como nos jogos e brincadeiras para as crianças se desenvolvendo seus conhecimentos. A aprendizagem para ascrianças através de uma brincadeira tida como simples, elas se desenvolvem, pois tem que formar as regras, conceitos, enfim,aprendem.Na escola os professores devem observar o valor do brincar e jogar em sala de aula, para que seus alunos tenham interesse na forma de aprender através do lúdico.

Palavras – chave: folclore; ludicidade, aprendizagem.
SUMÁRIO

Introdução 07

Capítulo 1 - A Historiado foclore e outro ponto de jogos e brincadeiras 08

Capítulo 2 - Desenvolvimen da criança da faixa etária de 4 a 5 anos. A importância do lúdico para o desenvolvimento. 11

Capítulo 3 – As implicações na sala de aula, jogos e brincadeiras, postura do professor 16

Capítulo 4 – Considerações Finais 27

Referências Bibliográficas 28

Introdução

Jogos e brincadeiras populares nosapresentam a importância na vida das crianças dentro da escola. E na sala de aula. A criança aprende no jogar e brincar.
A presente temática mostra como é possível e prazeroso o aprendizado da criança através da ludicidade. Nos mostra como pode ser desenvolvido o brincar e jogar na ludicidade, com o desenvolvimento na aprendizagem da criança O objetivo dessa pesquisa é apresentar para oseducadores A importância do brincar e jogar no dia-a-dia da criança.
Os jogos e brincadeiras populares são muito importantes, pois através deles elas se apropriam gradativamente da cultura popular. Todas as crianças têm o direito de brincar, jogar e se divertir. Elas têm muita energia em suas brincadeiras, cada uma se desenvolve no seu ritmo, o lúdico na vida da criança vai se contribui para odesenvolvimento de suas imagens, idéias, etc. No seu ritmo, ela também desenvolve muitas coisas boas para sua vida.
Refletir sobre a ludicidade requer considerar a importância da qualificação docente para uma intervenção adequada, pois brincar não é sinônimo de sempre deixar as crianças brincarem livremente no parque ou em outros ambientes.

Capítulo 1

A HISTÓRIA DO FOLCLORE E OUTRO PONTO DE JOGOS E...
tracking img