Processos construtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CONSTRUÇÃO CIVIL I

RELATORIO TECNICO PARA CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Heitor Studart Filho – 0721105/8
José de Anchieta Delgado – 1010110
João Leonardo Benicio – 0821148
Arnoude de Freitas Malveira Junior - 1020024

Fortaleza – CE
Novembro de 2012

Sumário
Objetivo 3
Introdução 3
Paredes 4
Levantamento deparedes 4
Tijolos 4
Argamassa 4
Revestimentos de paredes 4
Revestimento com argamassa 4
Revestimento com cerâmica 4
Revestimento acústico 4
Pisos 5
Regularização de piso 5
Piso morto 5
Piso de madeira 5
Piso Cerâmico 5
Impermeabilização 5
Impermeabilização de áreas molhadas 5
Impermeabilização de lajes e cobertura 5
Coberta 6
Madeiramento 6
Telhas 6
Acabamento6
Pintura 7

Objetivo

O objetivo é descrever os processos construtivos inerentes a um edifício deste o levantamento de paredes, passando pelos processos de revestimentos, colocação de pisos e pintura.
Descrever as contribuições funcionais de cada uma dos elementos acima citados para o conforto, a segurança.
Introdução

A construção de um edifício é constituída de vários elementos, cadaum deles, com determinadas funções. As paredes tem a função de proteger os habitantes contra as intempéries e dividir o espaço dos apartamentos em ambientes, onde se possa repousar, trabalhar, se alimentar e usufruir do conforto de da segurança que o indivíduo almeja.
O telhado protege o individuo das intempéries, funciona como um filtro de calor, frio e chuva, produzindo o conforto necessáriopara que se possa permanecer no ambiente residencial em qualquer uma das vinte e quatro horas do dia.
O revestimento, normalmente assentado sobre uma camada de argamassa que pode ser um emboço ou um piso morto tem várias funções. Entre estas se incluem a resistência, a estética, o conforto, o isolamento térmico e a facilidade de limpeza.
A pintura funciona como uma proteção as paredes bem comoproduz conforto e estética aos ambientes.

Paredes
Levantamento de paredes

Logo após termos construídos as fundações e realizados as impermeabilizações necessárias para que a água não atinjam as paredes e pisos por capilaridade, deve-se iniciar o levantamento das paredes. Para proceder ao levantamento de paredes necessitamos de materiais, entre eles tijolos e argamassa.

Tijolos

Tijolo éum bloco confeccionado de vários materiais, entre estes, encontram-se argila ou barro, cimento e areia, e outros materiais, utilizados na construção de alvenaria. Normalmente, a alvenaria é construída usando tijolos e argamassa, superpondo-os e para que se possa ter amarração.

Argamassa

Revestimentos de paredes

Revestimento com argamassa

Revestimento com cerâmica

Revestimentoacústico

Pisos

Regularização de piso

Piso morto

Piso de madeira

Piso Cerâmico

Impermeabilização

Impermeabilização de áreas molhadas

Impermeabilização de lajes e cobertura

Coberta

A cobertura é um subsistema do edifício que funciona como elemento essencial de abrigo para os espaços internos de uma edificação, a forma de um sistema de cobertura, plano ou inclinado, desempenhapapel fundamental na imagem da edificação. A coberta pode ser dividida em dois grupos principais:
- lajes de concreto impermeabilizadas;
- coberturas em telhado.
As lajes de concreto impermeabilizadas, são lajes confeccionadas para receber diretamente as águas das chuvas, através de processos executivos como pinturas com a base de emulsões e/ou aplicação de mantas, são executadas de forma ater caimento apropriado, para ter um bom escoamento das águas depositadas pela chuva. Neste trabalho, teremos como foco principal as coberturas em telhado, mas vale como referencial para uma analise comparativa para uma melhor escolha, de acordo com a melhor adaptação técnica a sua obra, assim as coberturas em telhados possuem as seguintes características quando comparadas às lajes de concreto...
tracking img