Processos construtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE FUNDAÇOES:

TRABALHO SOBRE FUNDAÇOES:



DISCLIPLINA : Processos Construtivos
Professora : Lya Magda Barbosa
Turma : TED17
Alunos : Paulo Ricardo / Leonardo
Introdução
Neste trabalho nós iremos abordar os assuntos referentes ás Fundações : oque são , iremos citar os tipos , mais iremos nos aprofundar somente em Fundações : Rasas/ Sapatas , pois é o temasugerido pela Professora Lya . Iremos abordar diversas informações sobre o assunto decorrente , suas especificações , vantagens e desvantagens , quais tipos de solo que ela será recomendada .

Definição : Fundações

Fundação são elementos estruturais responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo . Em geral , são utilizadas varias fundações seguidas para esse fim . Afundação é a responsável pro distribuir as cargas e esforços produzidos pela estrutura do empreendimento ao solo , dando assim estabilidade . As fundações podem ser classificadas em dois tipos .Classificação das fundações De acordo com a profundidade do solo resistente, onde está implantada a sua base, as fundações podem se classificadas em:
• Fundações superficiais (diretas): Quando a camadaresistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3 m de profundidade;
Exemplos de Fundações Diretas : Sapatas , Blocos , Radier e Baldrames.
• Fundações profundas (indiretas) : São aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimensão, e a mais de 3 m de profundidade. Oque caracteriza, principalmente uma fundação rasa ou direta é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, é transformada em carga distribuída, num valor tal, que o solo seja capaz de suportá-la Outra característica da fundação direta é a necessidade da abertura da cava de fundaçãopara a construção do elemento de fundação no fundo da cava. A fundação profunda, a qual possui grande comprimento em relação a sua base, apresenta pouca capacidade de suporte pela base, porém grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundação com o solo.
Exemplos de Fundações Indiretas : Estacas tipo Franki , Tubulões , Estaca cravada , Estaca tipo Strauss ,Estacas de Concreto pré-moldado e outros.

Fundações Diretas : Sapatas
É um elemento de fundação superficial de concreto armado , dimensionando de modo que as tensões de tração nele produzidas não podem ser resistidas pelo concreto , de que resulta o emprego de armadura .Em outras palavras sapatas são elementos de concreto armado que combatem os esforços de tração . Pode ter espessura ou variável esua base em planta e normalmente quadrada , retangular ou trapezoidal. As sapatas podem ser classificadas em três espécies :
* Sapatas Corridas : Recebem as cargas direto nas paredes. A transferência de carga é feita linearmente. As sapatas corridas são parecidas cm os alicerces, para paredes mais carregadas ou solos menos resistentes. As sapatas são estruturas de concreto armado, depequena altura em relação às dimensões da base. São estruturas "semi - flexíveis" e, ao contrário dos alicerces que trabalham a compressão simples, as sapatas trabalham a flexão. 

É uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria, que recebe o peso das paredes, distribuindo - por uma faixa maior no terreno. Ambos os elementos são indicados para a composição de fundações assentadas em terrenosfirmes. 

Disposições Construtivas discriminadas abaixo; 
• A largura da base da sapata deve ser, no mínimo, o dobro, da largura da parede que sobre ela repousara. 
• A altura, desde a base da sapata até a base da parede deve ser pelo menos igual a 2/3 da espessura da parede na sua base.

* Sapatas Isoladas : São sapatas individuais que sustentam uma coluna ou pilastra independentes....
tracking img