Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direção
Direção é a função administrativa que opera as organizações quando esta executa os planos. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem, acontecerem. A direção como uma das funções administrativas esta relacionada em colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligado ao exercício da liderança exercendo influencia sobre os funcionários.
Ainfluência pode ser feita de diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como ultimo recurso.
A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforços emdireção aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os níveis, a direção está condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a própria contribuição para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades.
A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderança renovada democrática e participativa. Cada pessoa em qualquer nível da organização precisa estarpreparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer à hierarquia para aprovar suas ideias e sugestões. Diante disto torna-se indispensável que as pessoas aprendam novos hábitos e conceitos para contribuírem com novas ideias e novas soluções e isto depende do trabalho do executivo como líder renovador, impulsionador e facilitador da mudança e do aprendizado.
Adireção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez são os recursos responsáveis por vivificar os demais recursos empresariais.
Existem dois estilos básicos de direção como dois extremos de umcontinuum: o estilo de teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, administração consultiva e na auto - avaliação do desempenho.

Gerência
A função administrativa de direção no nível intermediário recebe onome de gerencia e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais e pode ser explicado por meio de ciclo motivacional: equilíbrio interno, estimulo ou incentivo,necessidade, tensão, comportamento, ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo. As necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia: as necessidades primarias (fisiológicas e de segurança) estão abaixo e as necessidades secundárias (sociais, de estima e auto-realização) estão acima. As necessidades inferiores monopolizamo comportamento por serem mais prementes, contudo à medida que são satisfeitas, as necessidades superiores começam a se manifestar. Por outro lado, a motivação pode ser explicada por dois fatores: higiênicos (ou contextuais ou preventivos) e motivacionais (ou intrínsecos ou satisfacientes). Ou ainda por uma abordagem contingencial, pela qual a motivação de produzir depende de expectativas,recompensas e relações entre ambas e na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados. Os resultados intermediários que tenham elevada instrumentalidade e expectância em relação aos resultados finais têm maior potencia motivacional, como é o caso de dinheiro. Daí o conceito de homem complexo em contraposição ao simplismo do conceito de homem econômico e de homem social....
tracking img