Processos administartivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos Administrativos
Atividade Prática Supervisionada
Relatório da Etapa 3
Para que uma direção consiga garantir um bom funcionamento do Processo Administrativo de uma organização, algumas funções são necessárias ser seguidas como: o Planejamento, a Organização, a Direção, a Gerência e a Supervisão.
O planejamento é essencial para as organizações, porque ao executar essa função, ela nóspermite determinar antecipadamente o que deve ser feito e quais objetivos devem ser alcançados.
Depois que todo o planejamento organizacional está estruturado deve-se partir para a organização da ação empresarial. A organização é uma atividade básica do administrador e serve para agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Comofunção administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o encadeamento e a interligação entre todas as funções administrativas.
Para que a organização da empresa seja estruturada é necessário criar o desenho organizacional, que constitui em definir como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídose aplicados. O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Nas empresas, cada uma dessas características varia, o que faz com que não exista duas empresas com o mesmo desenho.
Depois que o desenho organizacional é criado, deve-se criar o desenho departamental, que está relacionado com a estruturaorganizacional dos departamentos ou divisões da empresa, isto é, com o esquema de diferenciação e de integração no nível intermediário da empresa. O desenho departamental decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa, e assim são geradas as departamentalizações.
Para que uma organização fique completa, é necessária a modelagem do trabalho, que consiste na forma como a atividadeempresarial será atribuída as pessoas e realizada nas várias unidades organizacionais. A modelagem do trabalho ainda é feita pelo velho e tradicional conceito de cargo. O desenho de cargos e tarefas se refere à divisão do trabalho e à diferenciação e à integração existentes no nível operacional da empresa. Existem três abordagens distintas ao desenho de cargos: a clássica, a humanística e acontingencial. A primeira põe ênfase nas tarefas, a segunda nas pessoas e a terceira consideram quatro dimensões que participam em maior ou menor grau do desenho de cargos.
As empresas estão embarcando em novos conceitos de modelagem de trabalho com a gestão por competências e o trabalho em equipe. A equipe deve ser considerada como a base fundamental de trabalho do administrador, ele só alcançará osobjetivos e resultados através da sua equipe, por isso a importância de se trabalhar em equipe.
Após o planejamento e a organização da ação empresarial, o próximo passo é a Direção, no nível institucional. O passo da direção é acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar. Se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Para dirigir os subordinados, o administradorem qualquer nível no qual esteja inserido, precisa comunicar, liderar e motivar.
Os participantes e parceiros de uma empresa são: os acionistas ou investidores; os colaboradores; os fornecedores e os clientes ou consumidores.
Existem dois estilos básicos de direção que são: o estilo da Teoria X e o da Teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamentohumano, e o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, administração consultiva e na auto avaliação do desempenho. A direção depende dos sistemas de administração existente na empresa e varia em um Continuum de quatro sistemas, que são: o primeiro o Autoritário coercitivo, que representa o sistema mais autocrático e enrijecido de...
tracking img