Processo quimico do estribo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRIBO DE CAMINHÃO

As peças que são feitas em uma determinada fábrica pode ou não passar pelo processo de pintura, isto depende muito da especificação de cada cliente. Neste caso irei falar de uma peça específica o estribo ( degrau do caminhão), a chapa de aço carbono quando chega a fábrica vai para guilhotina(máquina de corte de chapa), depois para o setor de estamparia onde o produtoreceberá várias operações( corte dobra e repuxo que é conformação da peça), depois vai para a solda ponto para soldar componentes (porca, parafusos ou rebites), acabado todo este processo está pronta a parte do pizante (degrau), depois é feito a segunda parte da escada que é a conformação do tubo ( dar forma ao tubo). Este processo destina-se a entrada do material na máquina curvatura de tubo, depoisela é soldada ao pizante e sai da fábrica direto para a pintura, que é o processo químico ao qual vamos falar.
Chegando na pintura as peças é colocada numa esteira que fica suspensa e mergulhada dentro do primeiro tanque de água a uma temperatura 32°C onde são liberado jatos de água para tirar todas sujeiras, depois ela passa dentro do tanque de desengraxante, onde ela fica submersa por 30 minutosá uma temperatura de 32° C que é controlado por termômetros onde vai ficar livre de graxas, óleos e óxidos é essencial para que aja obtenção de uma boa camada de fosfato.
Logo após a peça vai passar por banhos em água DI( água deionizada), ou seja água sem qualquer tipo de impurezas, logo após tirar todas impurezas da peça ela vai para o tanque de decapagem ácida para retirar todos óxidos eimpurezas inorgânicas da peça, para que ela possa receber o banho sem ficar com resíduos. Após a decapagem ela vai para a lavagem em água DI, depois ela vai para o condicionamento (refinador), que vai tratar esta peça. Depois de todo este processo a peça está pronta para entrar nas cabines de pintura.


SEQUÊNCIA DO PROCESSO DE PINTURA.

1. Desengraxe : Uma superfície limpa, livre de graxas,óleos e óxidos é essencial para a obtenção de uma camada de fosfato de boa qualidade. As sujidades, óleo, etc., podem ser removidos, através de solventes, solventes emulsionáveis, desengraxantes alcalinos - jateados com areia ou granalha etc., preparando assim, as superfícies para a fosfatização.

2. Lavagem : Após o desengraxe é muito importante que haja um enxagüe adequado, com água corrente, paraevitar arraste para os estágios subseqüentes.

3. Decapagem ácida : Em superfícies oxidadas é necessária a remoção dos óxidos e, para este fim, o uso de decapantes ácidos é o processo mais utilizado nas indústrias, por ser o mais econômico. A escolha do tipo do decapante depende da instalação, origem da oxidação, etc. Os ácidos normalmente usados são: muriático, sulfúrico, fosfórico, cítrico,tartárico, etc.

4. Lavagem : Após a decapagem é muito importante que haja um enxagüe adequado, com água corrente, para evitar arraste para os estágios subseqüentes.

5. Condicionamento - refinador : Existem aditivos à refinação da estrutura cristalina de fosfato, mas os sistemas mais utilizados consistem em tratar as peças a serem fosfatizadas com uma solução coloidal de fosfato de titânio parao fosfato de zinco ou solução de fosfato complexo de manganês para o fosfato de manganês.

6. Fosfato : É utilizado do fosfato de zinco para pintura, por ter excelente aderência a tintas.

7. Lavagem : Após o fosfato é muito importante que haja um enxagüe adequado, com água.

TANQUE DE FOSFATO.

COMPOSTOS QUÍMICOS DOS MATERIAIS USADOS NÓS BANHOS.

*Desengraxante: têm como finalidaderemover todos os tipos de óleos e graxas das peças. Sem eles não seria possível a etapa posterior. O método mais usado no tratamento da superfície é o desengraxante alcalino, não só pelas facilidades que apresenta com o também pelo seu baixo custo. A composição e a natureza dos desengraxantes variam de acordo com o tipo de trabalho. Os chamados alcalinos pesados são usados em peças de aço ou...
tracking img