Processo gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –

CTS EM LOGÍSTICA

PROCESSOS GERENCIAIS

????????????????????????? RA 00000
????????????????????????? RA 00000
????????????????????????? RA 00000
????????????????????????? RA 00000

PLANEJAR-ORGANIZAR-COORDENAR-CONTROLAR

PROF. LINCON LOPES

CAMPO GRANDE – MS, 21 DE SETEMBRODE 2012.



1 Introdução

Administração envolve planejamento, organização, coordenação e controle.
Por Marco Antonio Rédea Viveros, há milhares de anos que existem pessoas responsáveis pelo planejamento, pela organização, pela direção e pelo controle.
Este trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do Processo Administrativo,vamos abordar cada tema, seus conceitos e fundamentos. Bem como utilizar o planejamento em uma empresa, independente se for pequena, média, grande, mostrando a eficácia do planejamento, e que mesmo com o planejamento há possibilidade de falhar e mostrar como corrigi-las.

2 Processo Administrativo
O processo administrativo é um meio de integração de diferentes atividades para execução daestratégia empresarial. É constituído pelo Planejamento, Organização, Direção e Controle.

3 Etapa 1: Planejamento
Quando se pensa em montar uma empresa é fundamental pensar em planejamento, é ele que define onde se pretende chegar e o que deve ser feito para tanto.
Planejamento é processo de questionamentos, estabelecimentos de objetivos, alocação de recursos, entre outros. É feito a curto,médio, e longo prazo, devendo ser flexível para se adaptar as mudanças. Existem três níveis de planejamento: o planejamento estratégico, que é genérico, sintético e abrangente, projetado para longo prazo; o planejamento tático, que é menos genérico e mais detalhado, projetado para médio prazo; e o planejamento operacional, que é detalhado, especifica e analítico em curto prazo.

3.1 PlanejamentoEstratégico
Não são poucas as definições para planejamento estratégico. Um bom exemplo é quando pensamos em viajar de férias, definimos que iremos a uma determinada cidade, praia (oportunidades). É claro que isso dependerá dependera de nossos recursos (situação atual) e buscamos, dentro de nossas possibilidades, definir para qual cidade iremos (objetivo da empresa). E para que tudo ocorra bem,precisamos pegar a estrada correta (estratégia) e para isso, muitas vezes utilizamos um mapa (metodologia). Começamos então a entrar em contato com a agência de turismo, preparar documentos necessários, falar com a família, etc. (ações). Ao realizarmos essas tarefas de forma estruturada, proporcionamos conforto a nossa família (resultados).
O Planejamento Estratégico é um projeto em longo prazo,média de 2, 5 anos ou mais, é elaborado pelos níveis hierárquicos mais elevados dentro de uma empresa (diretor, presidente) tendo visão no futuro. Lida com incertezas e imprevisibilidade, onde o administrador deve estar pronto para tomar decisões que produzira os efeitos e consequências futuras. Ele envolve a empresa como um todo onde primeiro se defini a sua razão de ser e seus propósitos (lucro,segurança, autonomia da empresa); Analisa a concorrência, os consumidores, o governo, as forças legais; É responsável pela alocação de recursos financeiros, materiais e humanos; Analisa também seus pontos fortes e fracos e também se avalia para saber se está seguindo o rumo certo.
3.2 Planejamento Tático
Planejamento Tático é um projeto em médio prazo, média de 1 a 2 anos, é elaborado pelosgerentes, supervisores ou coordenadores, sendo utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. Refere-se ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa, onde é traçado o plano de produção que busca eficiência nas operações, o plano financeiro que trata da redução de custos e aumentar o lucro, o plano de...
tracking img