Processo contabil de uma empresa comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADRIANA PRADA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL

Itajaí/SC
2012

Itajaí/SC
2011

ADRIANA PRADA

ADRIANA PRADA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL

Trabalho referente à produção de texto individual interdisciplinarreferente ao 3º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Itajaí/SC
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS Erro! Indicador não definido.

3 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE 7
3.1 INVENTÁRIO PERIÓDICO 7
3.2 INVENTÁRIO PERMANENTE 8
3.3 AVALIÇÃO DE ATIVOS 8
3.4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE 10

4 PRINCÍPIOS DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA 125 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 14

6 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18




INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar conteúdos estudados ao longo do 3º semestre do curso de Ciências contábeis da Universidade do Norte do Paraná, abordando os temas interdisciplinares como a seguir:
* Aplicações Financeiras
* Avaliação de Estoque
* Princípios da Entidade ecompetência
* Legislação Contábil
O objetivo é fixar conteúdos e rever conceitos aprendidos no decorrer do semestre em curso, ensaiando desde já a comunicação entre contador e empresário e/ou administradores.
A estrutura de uma organização, independentemente do porte, para ser dinâmica precisa se utilizar dos elementos informacionais, pois são eles que tornam possíveis os ciclos de planejamento,coordenação e controle das atividades, o que importa dizer que são as inúmeras informações oriundas dos diversos sistemas de informações, sobretudo o contábil, presentes na organização, é que tornam viável o ciclo gerencial.
O desempenho da organização está vinculado fortemente à qualidade dos seus sistemas de informações e à capacidade de usar adequadamente as informações nas tomadas de decisão.Portanto, compreender a importância da informação contábil é vital, neste sentido será apresentado aos administradores da empresa RIAN AIRAM COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA que atua no ramo de eletrodoméstico comercializando dois modelos de máquinas sendo uma Lavadora de alta pressão MN87 e aspirador de pó líquido MD92, os temas acima.






2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Dinheiro paradonão é negócio para ninguém, principalmente para um empresário que deseja ter sucesso e ver a sua empresa crescer e ter lucros. Aplicar seus lucros pode lhe render mais lucro ainda e ter capital suficiente para modernizar, ampliar, ou seja, investir mais na sua empresa.
Quando uma pessoa ou uma empresa dispõe de recursos e deseja aplicá-los, deve analisar todas as opções existentes no mercadofinanceiro e sua decisão final deverá considerar a rentabilidade e a segurança de todas as alternativas apresentadas.
Aplicação financeira é a compra de um ativo financeiro, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro, ou seja, espera-se não só obter o capital investido, como também um excedente, a título de juros ou dividendos.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplica%C3%A7%C3%A3o_financeira).
Conforme SENAC (2007), as aplicações podem ser:
1) Prefixadas, quando juros e correção monetária são predeterminados;
2) Pós-fixadas, quando juros somados à perda do poder aquisitivo da moeda (inflação);
3) Renda variável, quando o rendimento dependerá do desempenho dos ativos que compõem a aplicação.
Ainda SENAC (2007) existe aplicações de curto prazo e longo prazo. As decurto prazo são aplicações feitas através de títulos públicos no mercado aberto, certificados de depósito bancário (CDB), fundos de investimento e depósitos em caderneta de poupança. Já as aplicações de longo prazo, no Brasil, o mercado financeiro é definido como aquele que faz a captação e a aplicação de recursos, em prazos, volumes e moedas diversas, negociados direta ou indiretamente, tendo...
tracking img