Processo civio iv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV – EXECUÇÃO.

Professor Rodolfo Hartmann

Aula 2



COMPETÊNCIA.

Este assunto é tratado no art. 475-P e noart. 575, ambos do CPC, que possuem redação muito parecida, quando a execução tiver lastreada em TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL

Art. 475-P. O cumprimento da sentença efetuar-se-á perante:

I – ostribunais, nas causas de sua competência originária;

II – o juízo que processou a causa no primeiro grau de jurisdição;

III – o juízo cível competente, quando se tratar de sentença penal condenatória,de sentença arbitral ou de sentença estrangeira.

Parágrafo único. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqüente poderá optar pelo juízo do local onde se encontram bens sujeitos àexpropriação ou pelo do atual domicílio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo será solicitada ao juízo de origem.

No caso do art. 475-P, que é mais recente, percebe-se que a grandeinovação se encontra no seu parágrafo único, que agora confere ao exeqüente a possibilidade de escolher a base territorial para a etapa de cumprimento da sentença. Vale dizer que as principaisdivergências aqui são:

a) este dispositivo mitiga o princípio da perpetuatio jurisdictionis (art. 87, CPC)?;

b) o exeqüente poderia exercer esta opção mais de uma vez?;

c) existem outrashipóteses que a execução de título judicial pode ser realizada em outro juízo?





CASOS CONCRETOS - CASO 1

Carlos promove demanda em face de Romeu, objetivando receber R$ 10.000,00 de danosmorais, perante a 10ª Vara Cível da Comarca de Porciúncula. A sentença proferida pelo juiz acolheu integralmente o seu pedido. Pouco antes de dar início a fase executiva, Carlos descobre que todo opatrimônio de Romeu se encontra na cidade de Niterói – RJ. Em razão desta circunstância, Carlos peticiona requerendo que o juízo da 10ª Vara Cível decline de sua competência em prol de uma das Varas...
tracking img