Processo ciclo reverso para aproveitamento de garrafas pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TEMA

Gerenciamento de material PET da aquisição até o ponto de consumo levando em consideração processo inverso, o reaproveitamento.

2. INTRODUÇÃO

A logística é o gerenciamento de materiais do ponto de aquisição até o ponto de consumo, será abordado o processo inverso que é do ponto de consumo até o ponto de origem e que também deve ser gerenciado.
Empresas de vários ramos utilizameste tipo de ciclo; empresas fabricantes de bebidas, por exemplo, precisam gerenciar todo o retorno de garrafas dos pontos de venda até seus centros de distribuição. As siderúrgicas usam como insumo de produção, em grande parte, a sucata gerada por seus clientes e para isso usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável pelo seu grande investimento de matéria-primareciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartáveis.
O PET reciclado no Brasil ainda não pode ser utilizado no ramo alimentício
porque existe proibição legal do Ministério da Saúde, mas há condições logísticas, tecnológicas e econômicas para que este material seja retornado por meio do canal reverso de reciclagem industrial, onde os materiais são reaproveitados e seconstituem em matérias-primas secundárias que retornam ao ciclo produtivo pelo mercado correspondente, ou, no caso de não haver as condições acima mencionadas, são destinados aos aterros sanitários, lixões ou incineração.
As indústrias geralmente utilizam o PET reciclado como matéria-prima para fabricar produtos como: cordas para amarrar lonas de cargas em caminhões, cerdas para escovas, fibraspara tapetes, fibras de enchimento de roupas de inverno, fibras para revestimento termo-acústico, fibras para calçados/palmilhas, lonas para toldos, flakes (flocos) para geotecnia, entre outros.

3. PROBLEMA (PROBLEMÁTICA)

O PET (material termoplástico em polietileno tereftalato) é um grande causador de degradação do meio ambiente, pois as garrafas de refrigerantes e águas minerais são compradaspelos consumidores finais e, após sua utilização, são em sua maioria jogadas em lixos domésticos, despejadas na natureza ou coletadas também e direcionadas para os famosos aterros sanitários.
O material reciclado do PET pode ser utilizado para a fabricação de diversos produtos, como PET para áreas de limpeza, brinquedos, artesanatos, porém não pode ser utilizado novamente no acondicionamento dealimentos. Logo será que, por esta justificativa as empresas fabricantes de garrafas PET, preocupam-se apenas na fabricação primaria das garrafas e não em um possível retorno deste material?

4. HIPÓTESE

1. O PET deixa de ser recolhido e reaproveitado pelo baixo preço pago por seu retorno.
2. O PET deixa de ser reaproveitado porque não pode ser utilizado na área alimentícia.

5.OBJETIVOS

5.1. OBJETIVO GERAL:

Avaliar o processo de retorno do PET para empresas que utilizam este tipo de material reciclado em seus processos de produção.

5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar os principais motivos pelos quais as empresas que utilizam a matéria-prima do PET nos processos de produção deixam de fazer o reaproveitamento deste tipo de material.
• Observar se o ciclo deretorno do PET, transformado em matéria-prima reciclada proporciona diferenciais competitivos para as empresas que o adotem.
• Comparar o custo de um produto fabricado com matéria-prima virgem com o custo do mesmo produto fabricado com matéria-prima reciclada do PET.
• Demostrar às empresas que a utilização de PET reciclado representa uma grande oportunidade de negócio e um grande diferencialcompetitivo em relação às empresas que não utilizam este ciclo.

6. JUSTIFICATIVA

Com a utilização do processo de reaproveitamento do PET, empresas podem obter vantagens competitivas e lucratividade, além de garantir a preservação do meio ambiente.
Preocupadas com questões ambientais, as empresas estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos. Isto se torna cada vez mais...
tracking img