Processamento sinal eeg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Electroencefalograma (EEG)

* Índice

Introdução …………………………………………………………………………………..….……… 3
Contextualização ……………………………………………….……………………………..……. 4
Eléctrodos ……………………………………………………….……………………………….……. 5
Características do Sinal EEG …………………………………………………………….…….. 7
EEG digital ……………………………………………………………………………………………… 8
Princípios de Aquisição e Processamento do Sinal Digital …………………….… 8Conclusão ……………………………………………………………………………………….....… 13
Bibliografia …………………………..……………………………………………………...………. 14

* Introdução

No âmbito da disciplina de Processamento de Sinal foi-nos proposto a realização de um mini-projecto optando por um sinal biológico. O objectivo consistia num aprofundamento acerca do processamento do sinal optado. Escolhemos o sinal EEG – electroencefalograma e pretendíamos,para além de, com recurso a conceitos teóricos adquiridos nas aulas teóricas da unidade curricular e a bibliografia, ficarmos a conhecer as etapas do processamento do sinal, percebermos também quais as aplicações do sinal em causa.



* Contextualização

O Electroencefalograma é um sinal que é produzido pela actividade eléctrica do cérebro. Podemos registar esta actividade através doelectroencefalógrafo.
Este exame é realizado a partir de eléctrodos colocados no couro cabeludo que captam os sinais eléctricos do cérebro que são enviados para o electroencefalógrafo. Este, regista os sinais como linhas onduladas para uma tela de computador ou de papel. Estes potenciais eléctricos são observados em repouso e durante o sono, pois o registo em várias fases permite uma melhoravaliação na detecção de diversas anomalias. A duração de um exame EEG é de cerca de 20-30 minutos.
O EEG é usado principalmente no diagnóstico de doenças que envolvem a electricidade cerebral tais como: epilepsia e convulsões, doenças metabólicas, derrames, encefalites, coma, tumores, etc.
O Electroencefalograma tem como principais vantagens: custos relativamente baixos; não é invasivo e temuma boa resolução temporal na ordem dos milissegundos; é silencioso, o que permite um melhor estudo das respostas a estímulos auditivos. Por outro lado apresenta uma baixa resolução espacial no couro cabeludo; determina, de forma ineficiente, a actividade neural que ocorre abaixo das camadas superiores do cérebro (córtex).

Figura 1 – Eléctrodos aplicados no couro cabeludo do paciente

*Eléctrodos

Existem dois tipos de eléctrodos: os invasivos e os não-invasivos.
Os eléctrodos invasivos são implantados directamente na substância cinzenta do cérebro, o que leva a obter uma informação mais precisa. Estes eléctrodos dispensam o uso de gel e obtém-se dados mais fiáveis (maior frequência e melhor amplitude). Os eléctrodos invasivos requerem mais cuidados, uma excelente esterilizaçãoe causa um grande desconforto ao paciente.
Os eléctrodos não-invasivos exibem sinais irregulares e de difícil caracterização, dependendo do repouso do paciente. Contudo não apresentam nenhum risco para o paciente. Existem diferentes tipos de eléctrodos não-invasivos:
* Superficiais: aplicados no couro cabeludo;
* Especiais ou basais: aplicados na base do crânio;
* Nasofaríngeo:colocados através de cada narina, sem anestesia local, repousando na porção posterior da nasofaringe.
Os eléctrodos são colocados em oposição estabelecida de acordo com o “Método 10-20”, recomendado pela Federação Internacional das Sociedades de Encefalografia e Neurofisiologia, com base em medidas que constituem de 10% a 20% de duas distâncias fundamentais: uma longitudinal (do Násiun ao Íniun) eoutra transversal (distancia entre os pontos pré-oculares).
O sistema 10-20 padroniza o posicionamento dos eléctrodos que são aderidos ao couro cabeludo de cada paciente e a designação de cada eléctrodo.



Figura 3:Posição dos eléctrodos da linha lateral (vista superior)
Figura 2: Posição dos eléctrodos da linha média e transversais à esquerda (vista lateral esquerda)

Para se obter...
tracking img