Processadores e seus componentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processador e seus Componentes.
Salomão Corrêa da Camara, Marconi André Silva Tuma, Rubens Augusto Ribeiro de Lima, Alex Gleiton Carneiro Lopes, Lennon Cordeiro lemos.
Universidade Estácio FAP
Belém – PA – Brasil

salomao_half@hotmail.com, Marconi_tuma@hotmail.com, rubenslima27@hotmail.com, alexgleiton@hotmail.com,lennonlemos@me.com.

Resumo.O processador juntamente com os seuscomponentes são fundamentais em um estrutura computacional pois eles são responsáveis direto por todo o funcionamento da máquina, ou seja , eles são basicamente o cérebro do computador. Entre outras palavras podemos definir que o processador é como uma espécie de “chave” crucial e intrasferível de uma maquina cujo seus principais componentes básicos são a ULA, Registradores e a UC (Unidade de Controle).1. Introdução.

O processador ou Unidade Central de Processamento – UCP, é responsável por realizar um papel fundamental no funcionamento do sistema computacional. Ele é responsável pela atividade-fim do sistema, ou seja, ele executa operações como: computar, calcular, interpretar, processar, armazenar. Resumindo, todo o funcionamento do sistema é controlado pelo processador. A seguirtrataremos com um pouco mais de profundidade o processador e analisaremos e definiremos os seus componentes.

2. As funções realizadas pelo processador.

As atividades realizadas pela UCP podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais:
* Função processamento;
* Função controle.
A função processamento se encarrega de realizar as atividades relacionadas com a efetivaexecução de uma operação, ou seja, processar.
A função controle é exercida pelos componentes da UCP que se encarregam das atividades de busca, interpretação e controle da execução das instruções, bem como do controle da ação dos demais componentes do sistema de computação (memória, in/out). Uma CPU simples, sem elementos mais complexos, pode ser dividida nestas duas áreas.
Os sistemas decomputação modernos são montados em torno de processadores que buscam uma maior velocidade na realização de suas atividades. Um dos processos mais usados para o aumento de velocidade é o que conhecemos na indústria como linha de montagem (“pipeline”), no qual a UCP se divide em várias partes funcionais distintas (estágios), cada uma correspondendo a uma determinada atividade. Dessa forma, váriasinstruções são realizadas de forma simultânea, embora em estágios diferentes, exatamente como ocorre em uma linha de montagem de automóveis.

2.1 Função do Processamento.

Processamento é a ação de manipular um ou mais valores (dados) em uma certa sequência de ações, de modo a produzir um resultado útil. O resultado muda conforme o tipo de operação realizada, ou seja, de acordo com a sequência deações. Esta é a essência dos sistemas de computação comerciais, que combinam o hardware, fixo e imutável, capaz de realizar diferentes tarefas conforme a ordem e sequência de instruções que recebe, com o software.
Processar o dado é executar com ele uma ação que produza algum tipo de resultado. Entre as tarefas comuns a esta função, podem ser citadas as que realizam:
* Operaçõesaritméticas (somar, subtrair, multiplicar, dividir);
* Operações lógicas (and, or, xor etc.);
* Movimentação de dados (memória – UCP, UCP – memória, registrador – registrador, etc.);
* Desvios (alteração de sequência de execução de instruções);
* Operações de entrada ou saída.

O dispositivo principal desta área de atividades das UCP é chamado de ULA – Unidade Lógica eAritmética. Os demais componentes relacionados com a função processamento são os registradores, que servem para armazenar dados que serão usados pela ULA e a Unidade de Controle (UC).

3. Unidade Lógica e Aritmétia (ULA).

A ULA é o dispositivo do processador que afetivamente executa as operações dos dados tais como:

_ soma _ Subtração
_...
tracking img