Processadores atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MAIKON VINICIOS SILVA

título do trabalho:
PROCESSADORES PENTIUM DUAL CORE QUAD CORE

Londrina
2009

maikon vinicios silva

título do trabalho:
PROCESSADORES PENTIUM DUAL CORE QUAD CORE

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Analise edesenvolvomento de sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oganizacao de computadores.

Orientador: Prof.ª Eloá Janes Fernandes Mateus.

Londrina
2009

sumário

sumário 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Processador 2 – Pentium Dual Core 4
2.1.1 Processador 3 – Quad Core 5
2.2.2 Plataforma 6
2.2.3 Desempenho6
3 Conclusão 8
referências 9
apêndices 9
APÊNDICE A – 10

INTRODUÇÃO

Veremos à seguir as especificações de cada processador.

DESENVOLVIMENTO

Notaremos neste trabalho como cada processador foi feito e como reagem cada um deles.

1 Processador 2 – Pentium Dual Core

O Pentium Dual Core é o modelo de entrada da empresa de hardware Intel.
OsPentium Dual Core conhecidos atualmente possuem o núcleo baseado na arquitetura Core fabricada pela Intel. A Intel achou necessário "reviver" a marca Pentium novamente. Um modelo de processador, que de 2002 a 2006 foi fabricado, possuia a mesma nomenclatura, sendo o Pentium D, com núcleo duplo, mas diferenciando-se dos atuais por utilizar a arquitetura Netburst, demasiadamente lenta se comparada com aatual, a Core. A maior diferença é a dissipação térmica, ou aquecimento, que na Netburst, a mais primitiva das duas, iam a altos 135 watts, fato que se deve ao processso de fabricação dos processadores, de 150 nanômetros a 90 nanômetros, destacando-se os Core são, fabricados em 65 e 45 nanômetros, sendo este último valor pertencente ao núcleo Wolfdale, e possui cache L2 de 2MB, 800MHz de FSB ediferencia-se do topo de linha dos Pentium-D que possuiam até 4MB de cache, mas o mesmo barramento FSB (freqüência). (Para maiores informações consulte ambas seções que possuem um maior detalhamento sobre a arquitetura eletrônica dos chips de processador: Netburst ou Core).
Em sua essência os Pentium Dual Core eram apenas processadores que saiam de fábrica como meros Pentium tradicionais, conformejá foi citado, os Pentium D, que eram dois núcleos também. A necessidade foi vista pela Intel em 2006 para jogar novamente o nome do Pentium no mercado, lançando os processadores que incluiam no mínimo uma freqüência mínima de 1.6GHz, introduzindo em junho de 2006 o primeiro modelo da marca, o Pentium Dual Core E2140. Ao empregar então o núcleo duplo, diversas revisões foram feitas em relação aosantigos Pentium D Dual Core, introduzindo-=se novos comandos para os processadores e incluindo um aparente ganho de performance em relação a geração anterior, não sendo "tão bom quanto um Athlon 64 FX, e nem ao menos os Core 2 Duo, defido ao cache L2 capado a 1MB em relação aos 2MB mínimos (na época os processadores Core 2 Duo com núcleo Conroe, lançados também em 2006)"[1]. Os Dual core possuiamum FSB, ou Front Side Bus, de 533MHz a 800MHz efetivos, diferenciando-se dos Core 2 Duo que vão de 800MHz à até mesmo 1333MHz efetivos, que não são os modelos de entrada da Intel.
Após algum tempo os Dual Core passaram a ser fabricados sobre a nomenclatura E2xxx, o que representa que a arquitetura Netburst dos antigos Pentium 4 empregadas, o que chamamos então de sobra-de-estoque, não mais foramempregadas na fabricação dos Dual Core (os Pentium Dual Core) e passaram a se chamar Pentium Dual Core E21xx, sendo o modelo de entrada o E2140 com freqüência de 1.6GHz em ambos os núcleos e uma capacidade de cache-L2 de apenas 1MB que utiliza o mesmo núcleo que o Celeron mais barato da categoria Intel, só que com a diferença de que possui dois núcleos, o Dual Core, ao invés de apenas um....
tracking img