Processador pentium 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Pentium 4 é a quinta geração de microprocessadores com arquitectura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrário do Pentium II, o Pentium III, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o inicio. Uma das características da micro arquitectura NetBurst era seupipeline longo, desenhado com a intenção de permitir frequências elevadas. Também foi introduzido a instrução SSE2 com um integrador SIMD mais rápido, e cálculo de pontos flutuantes em 64-bit.

Willamette
O primeiro modelo de Pentium 4, com núcleo Willamette, sofreu longos atrasos no processo de desenho. A maioria dos especialistas da indústria viu os primeiros lançamentos, de 1,4 GHz e1,7 GHz, como substitutos provisórios, lançados antes de estarem prontos, já que o concorrente AMD Athlon Thunderbird estava superando o desempenho dos antigos Pentium III, aos quais não era possível, na altura, efectuar mais melhoramentos. Os Willamette são produzidos usando um processo de 0.18 micrômetros ou 180 nm.
No test-bench, ele estava desapontando um pouco os analistas: não só era incapazde ultrapassar o Athlon e o maior clock dos P-IIIs em todas as situações de prova, não era nem sequer claramente superior ao desempenho do AMD Duron. Embora lançado a um preço de US$819 (em lotes de 1000 unidades por atacado) não vendeu muito, uma quantidade modesta mas respeitável.
Em Janeiro de 2001, um modelo ainda mais lento de 1.3 GHz foi acrescentado à gama, mas durante os próximos dozemeses a Intel começou a retomar a dianteira da AMD gradualmente. Abril de 2001 trouxe o P4 1.7 GHz, o primeiro a ter desempenho claramente superior ao Pentium III velho. Julho viu os modelos 1.6 e 1.8 GHz, e em Agosto de 2001 a Intel libertou o
P4 1.9 e 2.0 GHz.
O 2.0 foi o primeiro P4 a representar um serio desafio ao rival Athlon Thunderbird que até então tinha sido inquestionavelmente a CPUX86 mais rápida no mercado. Muitos observadores concluíram que o Thunderbird ainda era mais rápido globalmente, mas a vantagem era suficientemente estreita para que partidários de qualquer acampamento reivindicassem superioridade. Para a Intel esta era uma realização muito significante. A empresa tinha segurado a coroa de CPU de maior desempenho por quase 16 anos, com só duas excepções antes daliberação do AMD Athlon.

Northwood

Em Outubro de 2001, o Athlon XP colocou a AMD novamente em uma clara posição de liderança. Em seguida, em Janeiro de 2002, a Intel lançou o Pentium 4 com um novo núcleo, o Northwood, funcionando a frequências de 2 GHz e 2,2 GHz. O Northwood combinava um aumento no tamanho da memória cache secundária (de 256 KB para 512 KB) a uma transição para um processo defabricação em 130 nm (0,13 micrômetros). Sendo construídos a partir de transístores menores, os chips podem funcionar com frequências maiores (ou à mesma velocidade) produzindo menos calor, mas seu desempenho ainda deixava a desejar, pois mesmo com uma frequência mais baixa o Athlon XP abarrotava o concorrente.
Com Northwood, o P4 chegou perto da AMD. A batalha pela liderança de desempenhopermanecia competitiva (com a AMD introduzindo versões mais rápidas do Athlon XP) mas a maioria dos observadores concordaram que o P4 Northwood era normalmente uma fracção mais lento que seu rival. Particularmente assim, então no verão de 2002, a AMD ainda estava atrasada em relação a tecnologia de 0,13 micrômetros embora seu desempenho fosse superior, os P4s de 2.4GHz eram claramente piores e os quemais esquentavam além de consumir mais.
Um P4 2.4 GHz foi lançado em Abril de 2002, um 2.53 GHz em Maio (quando o "front side bus" foi aumentado do original 400MHz para 533MHz), 2.6 e 2.8 GHz em Agosto, e um Pentium 4 de 3.06 GHz chegou em Novembro, mais ainda não alcançava a AMD com os seus Athlon XP 3200+.
O processador da intel de 3.06 GHz tinha suporte a Hyper-threading (tecnologia usada...
tracking img