Procedimeto de armazenameto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PO – PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_17

Titulo do Procedimento:

ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS
Data de Aprovação: 08/02/2010 Versão: Autor: Aprovação:

01

Marcio Lovatti Geovana Timpani Alan Rígolo

Gilmar Bertoloti

Observações:

Atualizado em: 08/02/2010

Título:

ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS
PO_QSM_17 08/02/2010 Proponente: Márcio Lovatti, Geovana Timpani, Alan RígoloCódigo: Emissão:

00 2 de 08 Aprovação: Gilmar Bertoloti
Revisão Nº: Página Nº:

I.

OBJETIVO

O objetivo deste procedimento é descrever as instalações necessárias para o armazenamento de combustíveis, bem como condições de segurança para a realização de atividades no ambiente de trabalho, inclusive as realizadas por prestadores de serviço.

II. DEFINIÇÕES BACIA DE CONTENÇÃO: Áreaconstituída por uma depressão, pela topografia do terreno ou ainda limitada por dique destinado a conter eventuais vazamentos de produtos.

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO: Caixa que tem a função de separar o óleo combustível da água antes que esta água seja despejada em redes de esgoto.

CANALETA: São depressões em formato de semicírculos que têm a função de impedir que a água emposse;

DIQUE:Maciço de terra, concreto ou outro material que forma uma bacia capaz de conter o volume calculado;

EPI: Todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos que ameacem sua segurança e saúde durante o trabalho, podendo somente ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho;

TANQUE: Reservatóriocilíndrico, estacionário, com capacidade volumétrica maior que 250 litros, que se destina à armazenagem de produtos;

III. REFERÊNCIAS ABNT/NBR-7505-1 - Armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis Parte 1: Armazenagem em tanques estacionários. Agosto de 2000. 16p.

Título:

ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS
PO_QSM_17 08/02/2010 Proponente: Márcio Lovatti, Geovana Timpani, Alan Rígolo
Código:Emissão:

00 3 de 08 Aprovação: Gilmar Bertoloti
Revisão Nº: Página Nº:

ABNT/NBR-7505-4 - Armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis Parte 4: Proteção Contra Incêndios. Setembro de 2000. 8p.

BRASIL. Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965. Dispõe sobre o novo código florestal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771.htm. Acesso em: 06/05/2008.

NR 20 – Dispõesobre Líquidos Combustíveis e Inflamáveis.

o

20.2.14. As salas de armazenamento interno deverão ser ventiladas, de preferência com ventilação natural.

NBR 9843 – Dispõe sobre o armazenamento de produtos fitossanitários.

Polícia Militar do Estado de São Paulo. Corpo de Bombeiros. Instrução Técnica Nº 27/2004 - Armazenagem de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis.

IV. ARMAZENAMENTO DECOMBUSTÍVEIS Considerações: Toda instalação feita para o armazenamento de combustíveis configura-se como empreendimento parcialmente ou potencialmente poluidor e gerador de acidentes ambientais; Os vazamentos de combustíveis podem causar contaminação de corpos d’água subterrâneos e superficiais, do solo e do ar.

A. LOCAL DE INSTALAÇÃO DE TANQUES
O local em que o combustível será armazenadodeve ser coberto, ventilado, cercado, afastado de cursos d’água, deve dispor de sistemas de contenção de vazamentos e kits para atendimento a emergências e deve conter sinalizações sobre a periculosidade do produto armazenado; As sinalizações devem ser as seguintes: Não Fume; Líquido Inflamável;

Título:

ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS
PO_QSM_17 08/02/2010 Proponente: Márcio Lovatti, GeovanaTimpani, Alan Rígolo
Código: Emissão:

00 4 de 08 Aprovação: Gilmar Bertoloti
Revisão Nº: Página Nº:

Perigo Afaste-se; Acesso permitido apenas para pessoas treinadas; Líquidos inflamáveis e combustíveis não devem ser armazenados (inclusive para venda) nas proximidades de saídas, escadas ou áreas normalmente utilizadas para a saída ou passagem de pessoas.

B. TANQUES
Os tanques de...
tracking img