Problemas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), acontece em 1/200 nascimentos e pode ocorrer apenas em um tipo de situação: mães Rh- que geram filhos Rh+.

Os anticorpos anti-Rh não existem naturalmente no organismo de uma pessoa. Assim, uma pessoa que tem fator Rh- somente produzirá anticorpos anti-Rh se for previamente sensibilizada, ou seja,se receber hemácias portadoras do fator Rh (Rh+). É importante frisar que indivíduos que possuem Rh+ não produzem anticorpos anti-Rh.




Por exemplo, indivíduos que apresentam o fator Rh são conhecidos como Rh+, apresentando os genótipos RRou Rh. Os indivíduos que não apresentam o fator Rh são denominados Rhֿ, com genótipo rr,sendo geneticamente recessivos.Anti-Rh não existe naturalmenteno sangue das pessoas, sendo fabricado apenas por indivíduos Rh-, quando recebem sangue Rh+. Assim, nos casos de transfusão sanguínea, Rhֿ pode doar para Rhֿou Rh+ e Rh+ só doa para Rh+ .A eritroblastose fetal, ou doença de Rhesus, doença hemolítica por incompatibilidade de Rh ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre em 1 entre 200 nascimentos e consiste na destruição das hemácias do fetode Rh+ pelos anticorpos de mãe Rhֿ.

Para que exista risco de uma mãe de fator negativo dar a luz a uma criança Rh+ com a doença,deverá ter sido previamente sensibilizada com sangue de fator positivo por transfusão de sangue errônea ou, ainda, gestação de uma criança fator positivo, cujas hemácias passaram para a circulação materna.

Em razão dessa destruição, o indivíduo torna-se anêmico e,em face da deposição de bilirrubina em vários tecidos, poderá apresentar icterícia, cujo acúmulo substancial é tóxico ao sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.

Criança natimorto, com paralisia cerebral ou portadora de deficiência mental ou auditiva também pode ocorrer.

Nos casos em que o filho é RH (-) e a mãe (+) não há problema, porque a produção de anticorpospela criança só inicia cerca de seis meses após o nascimento.

Como resposta à anemia, são produzidas e lançadas no sangue hemácias imaturas, eritroblastos.
A doença é chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos na circulação do feto.Normalmente, os cuidados com o recém-nascido afetado pela doença envolvem afotossensibilização (luz néon, que destrói a bilirrubina) e asubstituição do sangue Rh+ da criança por sangue Rhֿ.
A maioria das hemorragias transplacentais ocorre na hora do parto. Se a passagem em quantidade de hemácias do sangue do feto para o sangue da mãe for detectada, pode-se administrar gamaglobulina anti-Rh, eliminando as hemácias fetais do sangue materno, evitando assim a sensibilização e a possível concepção de um bebê com eritroblastose.

A doençada incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto
A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica perinatal, é resultante daincompatibilidade sangüínea entre mãe e feto. A doença ocorre quando o organismo materno,através do seu sistema imunológico, produz anticorpos específicos contra os glóbulos vermelhosdo sangue do feto. Esses glóbulos (hemácias) acabam sendo destruídos e, por isso, ofeto podeficar anêmico.

A incompatibilidade mais freqüente é relacionada ao fator Rh
Essa sensibilização pode ocorrer de duas formas:
- Quando a pessoa recebe transfusão errônea de sangue Rh+;
- Durante a gestação de uma criança Rh+, cujas hemácias passaram para a circulação materna.
Nesse último caso, a passagem das hemácias do bebê para a circulação sanguínea da mãe ocorre durante agestação, mas principalmente durante o parto, quando há rupturas na placenta, favorecendo a passagem das hemácias do bebê com fator Rh, para a mãe que é Rh-. Dessa forma, após esse contato, o organismo da mãe começará a produzir anticorpos anti-Rh, adquirindo memória imunitária. Como a produção dos anticorpos-Rh é muito lenta, o primeiro filho não nascerá com nenhum tipo de problema.
Se houver uma...
tracking img