Problemas governamentais e nao governamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Dr. Serafim Leite

Curso Profissional Técnico de Gestão

Área de Integração

Carina Oliveira 12ºJ









O papel das organizações internacionais na resolução de problemas globais

As organizações governamentais e não-governamentais











“A maneira de resolver problemas através da diplomacia é o diálogo”

Mahmoud Ahmadinejad

















Índice
As organizaçõesinternacionais 4

Conferência da Haia de Direito Internacional Privado 5

Origem, Fundação e Estatuto 6

Funcionamento 6

Estrutura 7

Órgãos 7

Membros 8

História 10

Em que países atuam 10

Conclusão 12

Bibliografia 13









Introdução


O presente trabalho é sobre o papel das Organizações Internacionais, mais concretamente a definição de OI e ONG, bem como uma breve pesquisa de duasorganizações, uma governamental e outra não-governamental. Os objetivos deste trabalho são dar a noção de Organização Governamental e Não-Governamental bem como as razoes para a sua existência, estudo das duas organizações, referindo o seu histórico, estrutura organizativa, áreas de atuação, membros, etc… A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

As organizações internacionais



AsOrganizações Internacionais são entidades formadas por Estados e que são detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional. Isto significa que as Organizações não-governamentais (ONG), não são Organizações Internacionais, pois não têm nenhum Estado ligado diretamente a elas, são formadas por cidadãos ou empresas.

As ONG’s são formadas por pessoas jurídicas de Direito Público Interno, enão de Direito Internacional, podendo, como qualquer empresa, atuar em vários países, assim como a Cruz Vermelha. Portanto, as Organizações Internacionais são somente aquelas formadas por estados que se reúnem, e que apresentam determinadas características:

** Todas as Organizações Internacionais perseguem uma finalidade própria, diferente, as mais diversas possíveis. Variam desde umaorganização como a ONU, que tem um objetivo genérico, que é garantir a paz entre os povos, até as organizações que têm objetivos bastante específicos, como por exemplo, a União Postal Internacional, que tem por objetivo regular o tráfico da correspondências internacionais.

Estas Organizações ditam as regras de como um Estado manda para o outro uma correspondência internacional.

Existemmais de 500 Organizações Internacionais, cada uma com uma finalidade diferente. Algumas são totalmente independentes das outras, como por exemplo a Organização dos Estados Americanos, é totalmente independente da ONU, da União Europeia, do Conselho da Europa, etc, embora apresentem todas características semelhantes, seguindo todas finalidades muito genéricas. Mas existem também organizações que têmfinalidades específicas subordinadas à ONU, como por exemplo a UNICEF.

O que define se a organização é uma Organização Internacional ou uma ONG é o seu Estatuto. O Estatuto é um tratado internacional e adquire algumas características, e dentre elas sempre deve existir aquela que diz como os Estados vão aceitar ou  não aquele tratado, e como comunicam uns aos outros que o aceitaram ou não.Os Estatutos dizem ainda dos instrumentos que devem ser usados para que os Estados cheguem a um acordo.

Os objetivos das organizações internacionais são diversos, mas estão sempre expressos nos seus estatutos. Os Estatutos nem sempre são assim chamados: podem ser chamados de Carta, de Constituição, etc. Esses instrumentos têm a natureza jurídica de um tratado internacional e apresentamrequisitos comuns.

O objetivo das organizações internacionais, em última análise, é o de harmonizar interesses comuns entre os Estados que participam de uma mesma entidade. O Estatuto é importante não só porque traz os objetivos da organização, como também porque diz quais são os Estados que a fundaram.

















Conferência da Haia de Direito Internacional Privado











Origem,...
tracking img