PROBLEMAS FAMILIARES E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM – COMO A RELAÇÃO FAMILIAR PODE INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rosa Maria Bertoni1

3949 palavras 16 páginas
PROBLEMAS FAMILIARES E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM – COMO A RELAÇÃO FAMILIAR PODE INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosa Maria Bertoni1

RESUMO

O objetivo deste estudo é refletir sobre as causas do Transtorno de Aprendizagem. A importância do apoio familiar e a acuidade sensorial dos educadores em sala de aula. Buscando por referências bibliográficas na literatura brasileira sobre o tema escolhido, algumas referências como MAIA (2012), RELVAS (2011), Romanowski (2012), TIBA (2014), entre outros foram escolhidas para este artigo. Procurou-se enfatizar a parte biológica e neurocognitiva, Concluiu-se sobre a importância do conhecimento e que o transtorno de aprendizagem infantil está relacionado a varias vértices, como o mau funcionamento de um determinado sistema ligado ao Sistema Nervoso Central (SNC) que poderá acarretar na dificuldade do entendimento trazendo assim prejuízos ao aprendizado. Também se tem o conhecimento de que a estrutura familiar é muito importante, um lar desorganizado onde haja brigas constantes com os genitores e componentes familiares também proporciona este desvio na aprendizagem. Os autores escolhidos especificam a importância de saber reconhecer quando uma criança apresenta problemas para desenvolver a aprendizagem, onde todas as fases precisam ser analisadas, para melhor conduzir a criança rumo ao seu desenvolvimento, educacional, social e emocional. O professor necessita conhecer melhor cada fase do desenvolvimento da criança, deixando o senso comum e saber reconhecer que é necessário saber aprender a aprender.
Resultados. A partir do exposto e sabendo das causas da dificuldade de aprendizagem que a criança tenha, pode-se agora ter mais acuidade ao observar a problemática que o educando possa apresentar em sala de aula, podendo procurar com seus familiares informações basais e necessárias sobre conflitos familiares e sobre a saúde do educando.
Palavras chave: criança - transtorno de aprendizagem – escola - relação

Relacionados