Problemas do romantismo e do realismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde o romantismo foram colocados para a literatura brasileira duas perspectivas: uma, ideológica, que correspondia também às aspirações da política dominante, de afirmação da nova simbologianacional, interessada inclusive no resgate e na construção de uma tradição que fundamentasse e desse consistência histórica à organização da nova nação e da sua identidade; e outra crítica, que tinha com averdade literária o seu maior compromisso, como o de apreciar os efeitos da modernização, os novos termos da condição da vida na história à medida que a literatura rompia com os cânones clássicos(RONCARI, 2003: 99).
As duas perspectivas nem sempre aparecem definidas, misturam-se no processo de constituição de um ponto de vista crítico na literatura brasileira. José de Alencar, no seu esforço deadaptar os modelos europeus às condições locais, transitou simultaneamente pelas duas posições, tanto nos romances indianistas quanto em suas narrativas urbanas, criando e solidificando o romancenacional. Em O Guarani, o principio que orienta a construção do espaço romanesco é a assimilação de elementos da natureza e do trabalho, uma espécie de analogia entre natureza (elemento primitivo) ecivilização branca. D. Antônio de Mariz tem o poder de aproveitar a natureza para atingir metas e valores desta civilização, por exemplo, o respeito ao ambiente.
A ficção alencariana servirá comomecanismo de definição e estabelecimento de valores sociais, políticos e econômicos da nova terra e de sua gente, valores que entronizam a elite nativa. Alencar inventava nos romances indianistas um novopassado, dava-lhe forma segundo os valores conservadores e independentistas do séc. XIX. D. Antonio de Mariz articula dentro de uma sesmaria, o seu próprio poder e exerce op governo. Poder e governodesvinculado e ao mesmo tempo, não. Tanto é livre o território com relação ao Portugal felipino, como o está sendo, porque nele consegue se estabelecer um senhor brasileiro, com plenos poderes. Aqui o...
tracking img