Problemas ambientais do bairro recreio do município são vicente ferrer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa relatar problemas ambientais presente no Bairro Recreio, localizado na periferia do Município São Vicente Ferrer.
O Município de São Vicente Ferrer, esta localizado na mesorregião Agreste e na Microrregião Médio Capibaribe do Estado de Pernambuco e possui segundo o Censo 2010(IBGE) uma população de aproximadamente 17.000 habitantes. Grande parte dapopulação do Município é residente no Bairro Recreio, que vem ao longo dos anos demonstrando os descasos referentes à preocupação com os problemas ambientais presentes neste local.
Como sabemos os problemas ambientais são consequências do desequilíbrio causado pelo uso inadequado dos recursos naturais, isso trouxe ao longo do tempo problemas que levam a preocupação da humanidade em aprender a conviver emequilíbrio com o meio ambiente, visando à reflexão sobre a reeducação da sociedade para minimizar esses impactos.
Ao longo da pesquisa no bairro foi possível observar que problemas ambientais se manifestam em nível local e em muitos casos, os residentes de um destes locais são, ao mesmo tempo, causadores e vítimas desses problemas. São também essas pessoas quem mais têm condições de diagnosticara situação, pois convivem com o problema, sendo os maiores interessados em resolvê-los. Como nos afirma (Marcatto, 2002:64) “A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais”.
Com a sensibilização busca-se desenvolver técnicas e métodos que facilitem o processo de tomada de consciência sobre a gravidadedos problemas ambientais e a necessidade urgente de nos debruçarmos seriamente sobre os diversos problemas ambientais presentes neste bairro.
Sendo assim educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente procurando desenvolver uma consciência crítica sobre a problemática ambiental,compreendendo-se como crítica a capacidade de captar e entender como ocorrem estes problemas ambientais.
Identificar problemas ambientais, perceber suas causas e consequências buscando soluções para minimizar ou diminuir estes impactos tem sido o objetivo deste trabalho que mostra que grupos locais podem ser muito mais eficientes que o Estado na “fiscalização” do cumprimento de um determinadoacordo e no controle do uso de bens públicos ou dos recursos naturais. As maiores partes dos problemas ambientais somente serão efetivamente resolvidas se a população local assim desejar.

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BAIRRO RECREIO
A pesquisa foi realizada no Bairro Recreio (Foto 1) que ocupa uma grande área da cidade de São Vicente Ferrer, é neste local onde mora a parte menos favorecidasocialmente da população. Os próprios habitantes do Recreio discriminam a parte nova que galga a porção mais íngreme da vertente, chamando-a de Coque em alusão a uma das maiores favelas do Recife.

Foto 1. Vista do Bairro Recreio. Autora: Simone Cosme. São Vicente Ferrer, 2012.
As ruas do Bairro (Foto 2) encontram-se em péssimas condições de manutenção e não há dúvida de que com às sucessivas fasesde expansão dos bairros periféricos não houve possibilidade de aplicação de políticas governamentais de modo a acompanhar o crescimento desordenado neste local.

Foto 2. Ruas sem manutenção no Bairro Recreio. Autora: Simone Cosme. São Vicente Ferrer, 2012.

No Bairro, é possível identificar problemas ambientais como: Poluição do solo, Poluição dos recursos hídricos, Poluição visual,Poluição atmosférica e Degradação da fauna e flora. Os tipos de poluição presente neste local é consequência da falta de sensibilização por parte da população e das indústrias locais sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental.
POLUIÇÃO DO SOLO
A poluição do solo no bairro tem causas como: aterros sanitários não controlados, falta de saneamento básico, esgotos a céu aberto e lixos,...
tracking img