Privatizaçãoxbolsa família

671 palavras 3 páginas
Estudo de caso: bolsa família e privatizações 1. Qual sua opinião sobre privatizações e programas de transferência de renda (como o Bolsa Família)? Quais são os prós e contras que você vê em cada um deles?
Em minha opinião as privatizações são uma maneira que o Estado tem de resolver alguns problemas de ineficiência, excesso de burocracia e falta de recursos e que são características de alguns setores do governo nos dias de hoje.
Com as privatizações o Estado pode voltar suas atenções para um maior incentivo às políticas públicas, estas sim suas obrigações. O que não se pode deixar acontecer é a falta ou ineficiência dos órgãos de fiscalização e regulação destas empresas, hoje privadas.
Portanto uma privatização bem feita, sendo transparente e não envolvendo setores estratégicos como geração de energia por exemplo, podem ser benéficas para o país pois geram muitos empregos, impostos e aumentam a eficiência do setor em questão. Por outro lado essas privatizações devem ser muito bem controladas por órgãos reguladores independentes e que não se envolvam na parte política o que em alguns casos não está acontecendo em nosso país.
Com relação aos programas de transferência de renda eu considero que sejam essenciais para uma diminuição da desigualdade social e que devem permanecer ainda por muito tempo em nosso país. O que se deve levar em consideração é que esses programas devem garantir aos beneficiados a possibilidade de com o passar do tempo saírem dessa condição para poderem se sustentar sozinhos.
Os programas de distribuição de renda devem ter contrapartidas para a aquisição do benefício como a manutenção de seus filhos na escola e a obrigatoriedade da alfabetização de adultos por que só com educação é que essas pessoas poderão conseguir melhorar suas condições.
O problema é que na prática acontece muito pouco o que se prega na teoria e esses programas acabam por acomodar uma grande parcela da população beneficiada pois as contrapartidas não estão sendo

Relacionados