pripiedades do gesso

597 palavras 3 páginas
PRPRIEDADES DO GESSO

DEFINIÇÃO gesso é o termo genérico de uma familia de aglomerantes simples ,constituido basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de calcio;são obtidos pela calcinação da gepsita natural,constituida de sulfato biidratado de calcio geralmente acompanhado de uma certa proporção de impurezas ,com silica,alumina,óxido de ferro,carbonatos de calcio e magnésio.A gepsita é um mineral abumdante na natureza e como tal existem jazidas espalhadas por muitos paises do mundo.
FINURA
Quanto menores forem as partículas de gesso mais rápido será a pega, pois a superfície de contato será maior e consequentemente mais saturada será a mistura, favorecendo a cristalização, diminuindo o tempo de pega e aumentando a resistência final.
Consistência fator água/gesso Quanto maior for este fator, maior quantidade d’água em relação a massa de gesso, e maior o tempo de pega, pois a solução estará menos saturada, porém menor será sua resistência final.
Influência da mistura com areia
A mistura de gesso com areia para formar argamassa é possível, porém as propriedades físico-mecânias diminuem sensivelmente: a consistência, o tempo de pega e a resistência mecânica decrescem proporcionalmente com o acréscimo da proporção de areia.
Revestido de gesso é o recobrimento de tetos e paredes com pasta de gesso, em uma ou mais camadas superpostas com acabamento final liso e homogeneo segundo a NBR 13867(ABNT,1997).

TEMPO DE PEGA
O tempo de pega se relaciona diretamente com o tempo necessário para que os cristais de gipsita estejam presentes em número suficiente, capazes de suportar tensões.
O tempo de início de pega, determinado segundo a norma brasileira NBR 12128, é o tempo decorrido a partir do momento que o gesso tomou contato com a água até o instante em que a agulha do aparelho de VICAT não mais penetra até o fundo, estacionando a l mm do fundo.
O tempo de fim de pega é o tempo decorrido a partir do momento que o gesso entra em

Relacionados