Principio de arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL BÁSICA


PRÁTICA 6: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

DANIEL CARNEIRO DE ALMEIDA

MÁTRICULA: 0338816
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA 1.O ANO
DICIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA CD328 – H
PROFESSOR: FRANCISCO LUCIANO

MAIO - 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1- INTRODUÇÃOTEÓRICA
1.1 - OBJETIVOS
1.2 - MATERIAL
1.3 - FUNDAMENTOS

2- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3- QUESTIONÁRIO

4- CONCLUSÃO

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



INTRODUÇÃO

Neste relatório abordou-se sobre os principais fundamentos do princípio de Arquimedes e densimetria. Procurou-se entender de maneira prática o princípio de Arquimedes e compreender que o empuxo sofrido por umobjeto dentro de um líquido é igual ao peso do líquido correspondente ao volume do objeto imerso nele.

1 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 - OBJETIVOS
• Determinar a densidade de sólidos e líquidos;
• Verificar experimentalmente o Princípio de Arquimedes;
• Determinar o empuxo;
• Verificar a condição para que um sólido flutue em um líquido.

1.2 - MATERIAIS
• Dinamômetro graduado em N;
• Corpossólidos (ferro, alumínio, chumbo, parafina, madeira);
• Líquidos (água, álcool);
• Recipiente plástico;
• Béquer;
• Proveta.

1.3 - FUNDAMENTOS
Todo corpo sólido mergulhado num fluido (líquido ou gás) em equilíbrio recebe uma força de direção vertical e sentido de baixo para cima cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado. Esse é o famoso teorema de Arquimedes no qualtrabalhamos nessa pratica. Iremos falar sobre ele, porem, para facilitar o entendimento posterior, estudaremos um pouco do básico de hidrostática. Antes de qualquer coisa, falemos das grandezas estudadas nessa área, a primeira delas é a pressão. Quando apertamos entre os dedos um lápis, sentimos dor apenas no dedo em contato com a extremidade apontada. A força exercida tem igual intensidade nas duasextremidades do lápis, mas na extremidade com ponta a força se distribui por uma área menor. Dizemos que do lado da ponta a pressão é maior. Pode-se concluir que pressão é a grandeza dada pela relação entra a intensidade da força que atua perpendicularmente e a área em que ela se distribui. A pressão em um ponto situado a profundidade h no interior de um liquido em equilíbrio é dada pela pressão nasuperfície, exercida pelo ar, chamada pressão atmosférica, mais a pressão exercida pela coluna de liquido situada acima do ponto. Outras duas grandezas que não devemos esquecer é a massa especifica e a densidade. Muitas pessoas confundem o conceito dessas duas grandezas, então vamos esclarecer. As duas podem ser calculadas pela divisão da massa pelo volume do corpo a ser estudado, a diferença é quedensidade de um corpo pode incluir partes desse corpo que não fazem parte deles, meio confuso. Para esclarecer melhor podemos dar um exemplo de um corpo qualquer onde dentro dele possuem bolhas de ar, o volume dessas bolhas tem quer ser levadas em conta na hora de calcular a densidade do corpo. Já no caso da massa especifica, ignoram-se as bolhas e só levamos em conta o volume da parte maciça.Para os líquidos, considerados sempre homogêneos, não é necessário fazer a distinção entra densidade e massa especifica.
Com isso, podemos, agora, estudar o principio de Arquimedes. Quando uma pessoa esta mergulhada nas águas de uma piscina ou do mar, sente-se mais leve, como se o liquido estivesse empurrando seu corpo para cima, aliviando seu peso. A verificação da existência de uma força comque o liquido atua sobre um corpo nele mergulhado pode ser feita com o auxílio de uma balança, se pesarmos um corpo fora da água e dentro da água, podemos perceber claramente que houve uma variação em seu peso, essa variação é a resultante de forças que um liquido faz sobre um determinado corpo mergulhado sobre esse. Essa resultante de forças se chama empuxo, uma grandeza bastante trabalhada em...
tracking img