Principio de arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em nosso dia-a-dia realizamos diversas atividades,que se realizam através de reações químicas. Reações químicas São processos através dos quais substâncias são transformadas em outras através do rearranjo de seus átomos. A parte inicial da reação é composta pelos reagentes, e a fase final (o que se obtém da reação) é denominada de produtos. Reações químicas ocorrem em geral comsubstâncias com certa afinidade química, outras só ocorrem sob determinadas circunstâncias (aquecimento, presença ou ausência de luz ou eletricidade etc.) algumas são acompanhadas de indicações externas (mudança de cor, desprendimento de gás, formação de diferentes tipos de precipitado, calor ou luz, cheiro, aquecimento ou resfriamento etc.) que estudos experimentais levaram os cientistas a concluir queas reações químicas devem obedecer a certas leis: as ponderais que tratam das relações entre as massas de reagentes e produtos que participam de uma reação e as volumétricas que tratam das relações entre volumes de gases que reagem e são formados numa reação. As reações quimicas podem ser classificas como:
-Quanto ao calor envolvido:
* Reações exotérmicas: São aquelas que liberam calor.Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará quente.
* Reações endotérmicas: São aquelas que absorvem calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará frio.
-Quanto à velocidade da reação:
* Reações rápidas: Duram segundos, quanto mais rapidamente às moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.
* Reações lentas: Duram minutos e algumas vezes usam-sefatores externos para acelerá-las.
-Quanto à reversibilidade:
* Reações reversíveis: Aquelas que ocorrem nos dois sentidos, isto é, uma vez que os produtos vão sendo formados eles vão recompondo os reagentes.
* Reações irreversíveis: Aquelas que ocorrem num só sentido.
-Quanto ao estado físico dos reagentes e produtos:
* Reações homogêneas: Aquele onde o reagente e produtos estão nomesmo estado físico.
* Reações heterogêneas: Aquelas onde pelo menos um dos reagentes ou um dos produtos esta em estado físico diferente dos demais.
-Quanto à variação de complexidade:
* Reações de síntese, composição ou adição: Fórmula Geral: A + B AB 
* Reações de análise ou decomposição: Fórmula Geral: AB A + B 
* Rações de simples troca ou deslocamento: Fórmula Geral: A + BCAC + B 
* Reações de dupla troca: Fórmula Geral: AB + CD AD + CB 
* Reações de oxi-redução ou redox: Onde à transferência de elétrons de um reagente para outro, ou variação de nox de pelo menos um elemento. 

Objetivo
Ao realizarmos os procedimentos visou-se Identificar a ocorrência ou não de reação química, bem como identificar e classificar os diferentes tipos de precipitado.Procedimentos e resultados
Parte A: Para observação de mudança de cor
A.1. Foram misturadas 1 ml de CuSO4, um composto de coloração azul, a 1 ml de Fe2(SO4)3, inicialmente amarronzado, obtendo-se como resultado uma solução de coloração verde sob a equação representada a seguir:
CuSO4 + Fe2(SO4)3 Cu(SO4)3 + Fe2SO4
A.2. O procedimento é repetido adicionando-se 1 ml de CuSO4 a 1 ml de NH4OH,um composto inicialmente incolor, obtendo-se como resultado uma solução de cor Azul marinho sob a equação representada a seguir:
CuSO4 + NH4OH [Cu(NH3)6]+2
A.3. Foram misturadas 1 ml de K2CrO4, um composto de coloração alaranjado, a 1 ml de H2SO4, inicialmente incolor, obtendo-se como resultado uma solução de coloração verde sob a equação representada a seguir:
H2SO4 + K2CrO4Parte B: Para observação de tipos de precipitado
B.1.Misturou-se 1 ml de HCl a 1 ml de AgNO3 e imediatamente ao final da reação a solução apresentou uma coloração esbranquiçada e após alguns minutos precipitaram-se alguns grãos no fundo do tubo de ensaio(cristais) sob a equação seguinte:
HCl + AgNO3 HNO3 (g) + AgCl(s)

B.2.Misturou-se 1 ml de BaCl2 a 1 ml de H2SO4 e...
tracking img