Principais teorias da filosofia da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo apresentar as principais teorias da filosofia da linguagem que conheceu seu apogeu na primeira metade do século XX, quando filósofos como Gottlob Frege, Bertrand Russel e Ludwig Wittgenstein, Austin e Hebermas, construíram reflexões filosóficas pertinentes a linguagem.
A filosofia da linguagem, é o ramo da filosofia que estuda a essência enatureza dos fenômenos lingüísticos. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, da compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos lingüísticos do pensamento e da experiência.
Os filósofos da linguagem se ocupam muito do que significam palavras ou frasesindividuais. Qualquer dicionário ou enciclopédia podem resolver o problema do significado das palavras. O mais interessante é o que significa para uma palavra ou frase significar alguma coisa.
A filosofia da linguagem esta dividida em duas partes: uma mais estrita e a outra mais ampla.
Na mais estrita a linguagem ela é considerada uma investigação acerca da natureza e do funcionamento dalinguagem.
Numa acepção mais ampla é a abordagem da linguagem, baseada na investigação desta, e por isso chamada de crítica da linguagem.
Para compreender esta filosofia, tratarei a seguir dos principais filósofos que apresentam grande contribuição com suas teorias referentes à linguagem.








CAPITULO I – FREGE E A TEORIA DO SENTIDO

Tal como Wittgenstein, também Frege sesentiu enfeitiçado pelas armadilhas da linguagem. Trabalhando na fronteira entre a Filosofia e a Matemática, Frege foi um dos criadores da Lógica Matemática Moderna e da Filosofia Analítica, principalmente focando seus trabalhos sobre Linguagem e Matemática. Considerado atualmente um dos maiores lógicos de todos os tempos, ao lado de Aristóteles e Bertrand Russell.
Frege inicia na filosofia dalinguagem uma teoria chamada de natureza do significado, isso quer dizer que o que irá ser importante para os filósofos é o significado da palavra “ser”. Frege considerou dois grandes problemas de linguagem e notou, em cada caso, que não podemos dar conta do significado ou comportamento lógico de certas sentenças simplesmente com base na denotação dos termos (nomes ou descrições) na sentença.
Fregeestuda os descritivos fundamentais da linguagem: os predicados e as frases. Ele coloca em dúvida o sentido de uma frase, onde parte dela pode ser substituída por um outro sentido.
Apresentarei aqui um exemplo. Os nomes "Roberto" e "Carlos" designam exatamente a mesma pessoa, um antigo cantor romântico conhecido em todo Brasil. Todavia, as frases "Roberto é Roberto" e "Roberto é Carlos" não tem omesmo valor cognitivo. "Roberto é Roberto" é uma frase desinteressante que simplesmente expressa a identidade de uma coisa consigo mesma (lei de Leibniz). "Roberto é Carlos", por outro lado, tem valor informativo. Uma pessoa que descobre que "Roberto" e "Carlos" designam a mesma coisa não está meramente descobrindo a relação de identidade que uma coisa tem consigo mesma, pois isso ela já sabia, aomenos implicitamente.
Mas, como podem as duas frases serem diferentes do ponto de vista informativo, visto que os nomes envolvidos designam a mesma coisa? A solução proposta por Frege para o problema consiste em articular o significado dos designadores em dois elementos, o sentido e a referência.
Os nomes "Roberto" e "Carlos" têm a mesma referência, o cantor romântico.
Mas não têm o mesmosentido, ou valor cognitivo. É por isso que quem diz "Roberto é Carlos" não está dizendo algo trivial.
Assim a teoria de Frege é um desafio a respeito dos nomes: a posição segundo a qual a contribuição de um nome para o conteúdo das frases em que ocorrem é seu referente.



























CAPITULO II – ATOMISMO, DESCRIÇÕES E FAMILIARIDADE

Bertrand...
tracking img