Liquido penetrante lp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de nivelamento em LP
Ensaio visual
A norma PETROBRÁS N-1597, fixa as condições exigíveis para a realização do ensaio visual

Finalidade do ensaio
* Detectar defeitos de geometria da junta , tais como
Ângulo do bisel
Ângulo do chanfro
Nariz do bisel
Abertura da raiz
Alinhamento das partes a serem soldadas

* Detectar descontinuidades no metal de base , como por exemplo :
Dupla –laminação
Segregação

Os termos de descontinuidades utilizados , estão definidos na norma PETROBRÁS N-1738 ( descontinuidades em juntas soldadas, fundidos, forjados e laminados).

NOTA : se aplica de uma maneira geral, na detecção de irregularidades superficiais de vários tipo, tais como: dobras de laminação de chapas, pontos e estados de corrosão, evidência de vazamentos, acabamento de peçasusinadas ou forjadas e identificação de estados de superfícies.
Evitando incorreções que traria problemas para serem corrigidos mais tarde, como por exemplo, ajustagem incorreta de juntas.

Seqüência do ensaio
Preparação da superfície, quando necessário.
Inspeção pelo método visual previsto no procedimento qualificado, sempre sob iluminação adequada

VANTAGENS
Ensaio não destrutível mais baratoDetectando descontinuidades maiores e geralmente indica pontos de prováveis descontinuidades
Um ensaio visual bem executado proporciona uma diminuição da quantidade de reparos das soldas , uma maior produção dos outros diminuindo assim o custo da obra.

LIMITAÇÕES
Depende grandemente da experiência e conhecimento de soldagem por parte do inspetor e que esteja familiarizado com o projeto e os requisitosde soldagem.

Liquido penetrante

Norma PETROBRÁS N-1596, fixa as condições exigíveis na realização do ensaio.

O ensaio relativamente simples, rápido e de fácil execução
Utilizado na detecção de descontinuidades abertas para superfície de materiais sólidos não porosos. A detecção das descontinuidades independe: do tamanho, orientação, configuração da descontinuidade e da estrutura interna oucomposição química do material.

Características e tipos de líquido penetrante
Um liquido de grande poder de penetração capilar. Contem em solução ou suspensão pigmentos coloridos ou fluorescentes, que vão definir a sua utilização:
Tipo AGUA POS EMULSIFICADO SOLVENTE POS EMULSIFICADO
LIPOFILICOHIDROFILICO
I (Fluorescente) | I A | IB | IC | ID |
II (colorido) | II A | * | IIC | * |

Fluorescente quando expostos à radiação ultravioleta, absorvendo energia na faixa de 350ª 400 nm e emitindo na faixa de 475 a 575nm, Essa luz emitida pelos pigmentos apresenta –se nafaixa do verde ao amarelo, o contraste em um ambiente escurecido pode ser superior a 300 para 1.

Tensão Superficial
Superfície se comporta como se estivesse revestida por uma pele elástica. É por esse motivo que as moléculas da superfície tendem a contrair-se ou reduzir-se ocupando uma área menor, o que dá origem a uma tensão na superfície do líquido.

Molhabilidade
Numa interface líquido-sólidoidentifica-se a presença de molhabilidade quando a força de interação entre as moléculas do líquido com a superfície sólida for maior que a força de atração entre as moléculas do líquido ( forças adesivas são mais fortes que a força de coesão)

Capilaridade
Capacidade que um líquido possui de penetrar em pequenas aberturas, como resultado conjunto da tensão superficial, da molhabilidade e daviscosidade do líquido. Portanto, o líquido penetra na descontinuidade pelo princípio de capilaridade não por gravidade. A altura em que o líquido se desloca depende também do diâmetro do tupo capilar e do peso, quanto menor o tubo maior a ascensão.

Viscosidade
É a resistência interna de um fluido, a principal influência é sobre a velocidade de penetração.
A velocidade de penetração é inversamente...
tracking img