Principais ideias da doutrina social da igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Doutrina Social da Igreja teve seu início com a encíclica Rerum Novarum, que significa "Das Coisas Novas", escrita pelo Papa Leão XIII em 15 de Maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos,debatendo as condições das classes trabalhadoras.
A encíclica trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava odireito dos trabalhadores formarem a sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.
Aencíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade progressivamente laicizada de seu tempo, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento papal referealguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida social, econômica e industrial, como por exemplo, a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dosmais pobres e desprotegidos e a caridade do patronato aos trabalhadores.
A Doutrina Social da Igreja faz um levantamento da situação social da época e da crise social que o mundo passava, deconflitos, e critica a situação de miséria e pobreza que os trabalhadores estavam submetidos em razão de um liberalismo irresponsável, de um capitalismo selvagem e de patrões desumanos. Os trabalhadoresestavam sendo vítimas da cobiça e de uma concorrência desenfreada da ganância e de leis que haviam perdido o sentido e os princípios cristãos. Era, portanto, contra o capitalismo.
Por outro lado, elatambém era contra o socialismo, já que este instiga nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretende que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduoqualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para os Municípios ou para o Estado. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o...
tracking img