Neotomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Presença de Postulados Tomistas na gênese do Serviço Social.
Santo Tomás de Aquino foi um teólogo que viveu no século XIII (1225-1274) e seus escritos marcaram profundamente a teologia cristã, ao estabelecer e fundamentar uma colaboração entre filosofia e teologia, entre razão e fé. O texto procura estudar a presença de postulados do mesmo, no surgimento do serviço social e sua repercussão nateoria e na pratica profissional das primeiras assistentes sociais, delimitando o período que vai de 1936 a 1945, em razão de que, após a 2º guerra mundial, onde se fez notar uma diminuição da presença da doutrina social da igreja católica e, portanto, do tomismo, no conteúdo das disciplinas ministradas nos cursos de serviço social. Destacando a noção de pessoa humana e seu pensamento quanto àsrelações entre igreja e estado, aspectos que tiveram profundo significado para a formação profissional das primeiras assistentes sociais, verificaremos que os postulados tomistas estavam presentes em seus discursos e em seu agir profissional.
Na Europa, o serviço social surgiu de ações de membros da igreja católica que nesse período retomou o teólogo Tomás de Aquino para reconquistar seu espaçonuma sociedade que passava por profundas transformações, os homens era concebidos como seres criados a imagem e semelhança de Deus, e almejavam a felicidade eterna, isto é Deus. Para o alcance da felicidade, era preciso que corpo e alma estivessem equilibrados, no entanto fatores externos desviavam a busca dessa felicidade, como o trabalho em excesso, o jogo, a bebida, bens materiais, o que geravaa desorganização social. Assim, as próprias profissionais justificavam a necessidade de um assistente social junto aos trabalhadores e seus familiares com o objetivo de orientá-los nos aspectos moral e religioso. Outro aspecto importante e que nos interessa no momento para compreendermos as ações do serviço social diz respeito à comprovação da existência da alma. Para Santo Tomás, alma significa“O principio da vida, o primeiro principio vital. A alma é precisamente o ato do corpo que , feito de matéria, estava em potencia para a receber”. Sem ela, o corpo seria imóvel, morto.
Ao nos reportarmos ao serviço social, verificaremos que a concepção de homem teve profunda repercussão no exercício profissional. Ideias como dignidade da pessoa humana, sociabilidade essencial da pessoa humana,perfectibilidade humana são originárias do tomismo, porque parte do pressuposto do homem como constituído de corpo e alma, filho de Deus, portanto merecedor de respeito e dignidade. Quando estes lhes são negados, cabe ao serviço social buscar as causas desta falta de respeito, ou melhor dizendo, deste desajustamento e combatê-lo. Malheiros (1939 ,p.3), em um artigo afirma que o assistente social é oagente que irá atuar sobre o homem e sobre a sociedade, para tanto: é necessário pois ao assistente social um preparo especializado, tendo-se em vista o material com que trabalhará, porquanto, agindo sobre o homem, deverá conhecê-lo tal como é em suas partes constitutivas, corpo e espírito.




Relação entre Igreja e estado
Em sua filosofia política, Santo Tomás de Aquino trata das relaçõesde poder, cujo ponto inicial repousa na afirmação de que o homem é um ser por natureza social e assim, procura o convívio e a cooperação social de outros semelhantes para busca das condições necessárias à plena realização de suas virtualidades de ser humano. E esta convivência social exige o político , ou seja, um poder que oriente e organize este convívio. Em todas as unidades ou grupos, desde aFamília até o Estado,impõe-se a organização política como exigência natural para realização humana. Este poder deve alcançar e garantir o bem comum, como podemos verificar no texto extraímos se Santo Tomás.”Cabe ao rei, na promoção do bem comum, ser solícito com o desenvolvimento do povo; e para isto tem de cumprir todo o anterior e corrigir o que estiver mal, suprir o que faltar, e procurar...
tracking img