PRINCIPAIS CONCEITOS DA ABORDAGEM ROGERIANA Campo da experiência

545 palavras 3 páginas
PRINCIPAIS CONCEITOS DA ABORDAGEM ROGERIANA Campo da experiência
“Tudo o que está acontecendo dentro do envoltório do organismo em qualquer momento e está potencialmente disponível à consciência”. Isto inclui eventos, percepções e sensações das quais a pessoa não está cônscia, mas poderia estar se concentrasse a atenção nestes dados. É um mundo pessoal, privado que pode corresponder ou não à realidade objetiva observada.
Self
O self é uma entidade instável e mutável não podendo ser capturado como em uma fotografia. Por ser um processo, constitui-se em um sistema em transformação e flexível. Em decorrência as pessoas não apenas são capazes de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas também de uma mudança positiva, baseada na experiência passada, nos dados do presente e nas expectativas futuras.
Self ideal
Autoconceito que o indivíduo mais gostaria de possuir, sobre o qual atribui o maior valor para si mesmo. Por ser diferente do self real, a pessoa pode sentir-se desconfortável e insatisfeita e experimentar dificuldades neuróticas. Ser capaz de ver-se com precisão e sentir-se confortável consigo mesmo é um sinal de saúde mental. Inversamente, na medida em que o self ideal é inteiramente diferente de nosso comportamento e valores reais, ele pode inibir nossa capacidade de desenvolvimento.
Tendência para a auto realização
Anseio que se evidencia em toda a vida orgânica humana – expandir-se, estender-se, tornar-se autônomo, desenvolver-se, amadurecer –, a tendência para expressar e ativar todas as capacidades do organismo, na medida que essa ativação realça o organismo ou o self. Cada um de nós possui um impulso natural para sermos o mais competentes e capazes que biologicamente pudermos ser. Assim, tal tendência é o impulso primordialmente motivacional.
Poder pessoal
Centro de poder de tomada de decisão: quem toma as decisões que, consciente ou inconscientemente regulam ou controlam os pensamentos, sentimentos ou comportamento dos outros ou de si mesmo. É

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas