Principais causas em acidentes com caldeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESP. EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO













1 PRINCIPAIS CAUSAS EM ACIDENTES COM CALDEIRAS












2 ALEXANDRE LUÍS DE MELLO



















São Luís - MA
2010


3


4


5


6


7


8


9


10 PRINCIPAIS CAUSAS EMACIDENTES COM CALDEIRAS












AUTOR: ENGENHEIRO ALEXANDRE LUÍS DE MELLO







CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA















São Luís - MA
2010
1 INTRODUÇÃO

Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados na indústria e na geração de energia elétrica, visto que são muitos importantes para o processo produtivo e em alguns casos o principalequipamento. Em contrapartida são extremamente letais, podendo tornarem-se um verdadeira bomba, já que trabalham em determinadas situações com pressões muito acima da pressão atmosférica, por isso exigem extremo cuidado em todo o seu ciclo de vida, desde a sua concepção, projeto, construção, instalação, operação e descarte.
O objetivo deste artigo não é mostrar como funciona uma caldeira, até porqueexigiria um aprofundamento muito maior sobre o assunto, no entanto é descrito alguns aspectos da caldeira, seu funcionamento, aplicação e os riscos envolvidos.
A pretensão do autor é apresentar a principal causa dos acidentes que envolvem caldeiras e vasos de pressão, para tanto se utiliza de relatos e dados estatísticos.


1 2 ASPECTOS DE UMA CALDEIRA


Caldeira é o nome popular dado aosequipamentos geradores de vapor, cuja aplicação tem sido ampla no meio industrial e também na geração de energia elétrica nas chamadas centrais termelétricas. Portanto, as atividades que necessitam de vapor para o seu funcionamento, em particular, vapor de água pela sua abundância, têm como componente essencial para sua geração, a caldeira. Esse equipamento, por operar com pressões acima dapressão atmosférica, sendo na grande parte das aplicações industriais até quase 20 vezes maior e nas aplicações para a produção de energia elétrica de 60 a 100 vezes maior, podendo alcançar valores de até 250 vezes mais, constitui um risco eminente na sua operação.




2.1 FUNCIONAMENTO

Ao iniciar-se a produção de vapor em uma caldeira, primeiramente todo o calor fornecido a água (pela queima docombustível e pelos gases de combustão) serve
para aumentar sua temperatura. Ao calor associado à mudança de temperatura da água dá-se o nome de calor sensível. Em uma caldeira, como em uma panela de pressão de cozinha, por ser um recipiente rígido, a medida que o calor é fornecido à água, a pressão aumenta junto com a temperatura até que aconteça a abertura da válvula de segurança. Natemperatura de saturação relativa à pressão de abertura da válvula de segurança (pressão de trabalho da caldeira) inicia-se a geração de vapor com alta intensidade e todo calor fornecido à água é para sua mudança de fase, que acontece a pressão e temperatura constantes. Ao calor associado à mudança de fase da água dá-se o nome de calor latente. Se o vapor obtido na vaporização apresenta qualidade de 100%,seu título é igual a 1 e a esse vapor dá-se o nome de vapor saturado seco. Ainda, se a esse vapor for transferido calor, isso fará aumentar sua temperatura (calor sensível) e provocará o seu superaquecimento (vapor superaquecido) em um determinado grau de superaquecimento.

2.2 APLICAÇÃO

Em geral, o vapor é empregado para aquecimento e para a produção de trabalho mecânico. Para aquecimento, ovapor pode ser usado direta ou indiretamente. No processo de aquecimento direto, o vapor entra em contato direto com o material a ser aquecido. Exemplo disso é o aquecimento de água ou outros líquidos com injeção direta de vapor. Outros exemplos: lavagem de garrafas, curtimento de couro, esterilização, engomagem de tecidos, etc.. No uso indireto, o vapor não entra em contato com o material a...
tracking img