Principais artistas “op art e pop art”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Victor Vasaraley

Victor Vasarely foi um pintor de origem húngara considerado por muitos como um dos mais importantes artistas da chamada Op-art, sendo um dos fundadores dessa arte cinética, através de desenvolvimentos de pinturas de abstrações geométricas.
Vasarely nasceu como Vasahelyi Gyõzõ, em Péc, na Hungria, no dia 9 de abril de 1906, e passou parte de sua infância em Piestany eBudapeste. Aos 19 anos de idade resolveu estudar medicina na Universidade de Budapeste, mas depois de anos do curso resolveu abandonar ao sentir sua forte atração pela arte e pelo grafismo de modo geral. Dessa forma foi aprimorar-se na pintura acadêmica tradicional na escola Podolini-Volkmann Academy. Depois concentrou suas atenções na arte gráfica aplicada e design tipográfico.
Durante os anos de1929 a 1947, Vasarely passou a experimentar em suas pinturas efeitos de textura, sombra em perspectiva de luz, o que acabaram por desenvolver seus primeiros resultados gráficos do período de obras como “zebras” de 1937, “Chess Board” de 1935 e “Girl-power” de 1934.
Após a Segunda Guerra Mundial, sua vida começou a melhorar e ele pode abrir o seu primeiro ateliê em Arcueil, que ficava num subúrbiopróximo do centro de Paris. Lá finalmente Vasarely encontrou seu estilo próprio, desenvolvendo as sobreposições baseadas em suas heranças geométricas, que provavelmente remontavam a época em que fora um design.
A partir de 1948 costumava passar os meses de verão em sua casa em Gordês, em Provence-Alpes-Côte d´Azur e lá desenvolveu amplamente as casas cúbicas levando à composição do grupo detrabalhos conhecidos como Gordes/Cristal. Também trabalhou no problema dos espaços vazios e preenchendo-os numa superfície plana, promovendo o desenvolvimento da visão estereoscópica.
Desenvolveu uma série de trabalhos importantes com a marca de seu estilo a partir da década de 50 e 60, principalmente no período denominado “preto e branco”, onde seu nome passaria em definitivo para a história daarte. O desenvolvimento e definição dos elementos básicos de sua pintura, logo passaria a ser reconhecida como Op-art, um estilo e uma técnica que jamais poderá ser lembrada sem que seu nome seja citado.
Em 5 de agosto de 1970, teve a abertura do primeiro museu, em estilo renascentista, em Gordes, com mais de 500 obras suas. Criou a Fundação Vasarely em Aix-em-Provence e em 1976 trabalhou na obraque foi instalada no Centro Pompidou em Paris e no Museu Vasarely localizado em seu local de nascimento, na cidade de Pécs, na Hungria, para onde fez uma grande doação de suas obras.
Victor Vasarely morreu em Paris, no dia 15 de março de 1997, aos 89 anos de idade.

Roy Liechtenstein

Pintor,escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997). É um dos pioneiros da pop art, movimento que tem seus princípios no fenômeno da cultura de massa. Nascido em Nova York, gradua-se em artes pela Universidade de Ohio em 1949. No começo da carreira, em 1951, pinta cowboys e índios em estilo moderno. Em 1957 tenta seguir as técnicas e modelos do expressionismo abstrato.
Nessa épocaleciona na New York State University College. Três anos depois, após pintar um Mickey Mouse para seus filhos, interessa-se por desenhos de história em quadrinhos e dedica-se a essa arte. O resultado de seu trabalho, nessa fase, é uma combinação entre arte abstrata e comercial, consideradas as melhores imagens da pop art. São obras executadas com cores primárias e pontos reticulados, imitando osmétodos mais baratos de impressão.
Seus personagens têm fala escrita em balões, como nos quadrinhos. Um exemplo é o Whaam! (1963). Após a década de 70 produz esculturas, principalmente de bronze polido, imitando formas art déco dos anos 30. Morre em Nova York.
Interrompeu seus estudos de Arte em conseqüência da Segunda Guerra Mundial. Lichtenstein ganhou a vida como desenhista, decorador de...
tracking img