Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIROS SOCORROS

1 INTRODUÇÃO

Primeiros socorros são os atendimentos prestados às vítimas de qualquer acidente ou mal súbito antes da chegada do médico, da ambulância ou de qualquer profissional qualificado da área de saúde. A omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes detrânsito. Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.
Qualquer pessoa que possua um conhecimento básico sobre primeiros socorros, pode ajudar em uma emergência, mas é importante lembrar que isso não a torna um socorrista profissional. Para se profissionalizar é necessário termuito mais informações e treinamentos, cursos e, inclusive, para muitas das funções, diploma e registro profissional.
A Finalidade dos Primeiros Socorros é Preservar a vida, Restringir os efeitos da lesão, Promover a recuperação da vítima.

2 COMO AGIR EM CASO DE EMERGÊNCIA

Quem presta primeiros socorros deve: a) Avaliar a situação, b) Manter a segurança da área, c) Avaliar o estado dasvítimas e administrar socorro de emergência, d) Chamar por socorro.

3 REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP)

É essencial para a vida que o oxigênio e outras substâncias que penetrem no corpo sejam transferidos, via corrente sanguínea, para as células. É aí que eles se transformam na energia essencial a todos os processos vitais. O cérebro, controlador das funções do organismo precisa de suprimentoconstante de oxigênio.
Após três ou quatro minutos sem oxigênio, a função cerebral começa a falhar: segue-se a perda da consciência, parada respiratória e dos batimentos cardíacos, e pode sobrevir a morte.

Procedimentos Básicos da Reanimação

a) Vias aéreas: Inclinar a cabeça da vítima para trás e erguer seu queijo ajudam a “desobstruir” as vias respiratórias – a posição inclinada faz com quea língua da vítima se erga da parte posterior da garganta deixando livre a passagem do ar.
b) Respiração: Se a vítima não estiver respirando pode-se respirar por ela e conseqüentemente oxigenar seu sangue através da respiração artificial – soprando o ar de seus próprios pulmões diretamente para os da vítima.
c) Circulação: Se o coração parou, podem-se aplicar “compressões cardíacas” paraforçar o fluxo do sangue através do coração e pelo resto do corpo. Essas compressões devem ser combinadas com a respiração artificial de forma a oxigenar o sanue.

4 QUEIMADURAS

Queimaduras são lesões causadas por meio de calor, substâncias corrosivas, líquidos e vapores, podendo também ocorrer devido ao frio intenso e à radiação, inclusive o sol.
De um modo geral, para cada 100 doentesqueimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.

Os Agentes Causadores de Queimaduras são:

* Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc.
eletricidade: corrente elétrica, raio, etc.
radiação: sol, aparelhos de raios X, raios ultravioletas, nucleares, etc.
* Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc. e
* Biológicos:animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc.

Graus de Queimadura:

* Primeiro grau – As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor.
É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quandoatinge grande extensão do corpo.
* Segundo grau - Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e...
tracking img