primeiro reinado

Páginas: 21 (5223 palavras) Publicado: 31 de julho de 2014
O primeiro reinado do Brasil é o nome dado ao período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, ano de sua abdicação. O primeiro reinado compreende o período entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro.

É historicamente incorreto referir-se a este período como"primeiro império", já que o Brasil teve um único período imperial contínuo, dividido em primeiro e segundo reinados.

O primeiro reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma grande crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.

Índice [esconder]
1Independência do Brasil
1.1 Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
1.2 Revolução do Porto e o "Fico"
2 Primeiro reinado do Brasil
2.1 Guerras de independência
2.2 Constituição imperial
2.2.1 Constituinte de 1823 a 1824
2.2.2 Promulgação da constituição brasileira
2.3 Estrutura político-eleitoral no império
3 Declínio e fim do primeiro reinado
3.1 Confederação do Equador e GuerraCisplatina
3.2 Abdicação do trono português
3.2.1 Situação em Portugal
3.3 Crise
4 Abdicação do trono brasileiro
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ligações externas
Independência do Brasil[editar | editar código-fonte]


Províncias brasileiras na época da independência.
Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Reino Unido de Portugal,Brasil e Algarves
Após Napoleão I declarar guerra aos países aliados da Inglaterra, ele invadiu Portugal, que se recusou a atender as imposições francesas dito o desrespeito ao bloqueio continental,antes do momento que decretava a não-relação comercial entre os países da Europa com a Inglaterra. Por este motivo, a coroa britânica financiou a ida da Família Real Portuguesa para o Rio de Janeiro, no anode 1808. Após alguns anos de vivência nos bastidores da capital colonial, D. João VI elevou-se a rei do país. Assim, foi fundado, a 16 de dezembro de 1815 o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Rio de Janeiro foi nomeada capital do Reino Unido.

Sob este novo status político, o Brasil gozou de algumas condições não vistas antes, como a instalação de algumas pequenas indústrias no Rio deJaneiro e o comércio com outros países, fora Portugal - principalmente a Inglaterra. A Inglaterra, aliás, teve grandes benefícios com a mudança política, pois não precisaria esperar as mercadorias brasileiras (matérias-primas, ouro, minérios) passarem primeiro por Portugal. E, depois, por ter ajudado a coroa portuguesa, os ingleses tinham tarifas preferenciais de importação de produtos brasileiroscom a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação (1810) e o Tratado de Aliança e Amizade (1810), pagavam 15% de impostos, os portugueses pagavam 16%, e o resto dos países europeus 24% de imposto.

Revolução do Porto e o "Fico"[editar | editar código-fonte]


Independência ou Morte mais conhecido com O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo (óleo sobre tela - 1888).
Porém, problemas surgiramem 1820, quando a população portuguesa exigiu o retorno de D. João VI à Lisboa, pois Napoleão já havia sido deposto na França. A Revolução do Porto estourou em 24 de agosto do mesmo ano, inicialmente na cidade de Porto e, em seguida, para o resto das metrópoles portuguesas. Apesar de conseguir adiar por alguns meses da hora a insatisfação dos portugueses, D. João VI se viu obrigado a voltar àLisboa no ano de 1822. Seu filho, Pedro de Bourbon e Bragança, se negou a ir a Portugal, ficando no Brasil "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, está declarado: diga ao povo que eu fico". A D. João VI foi obrigada a realização do juramento à constituição e a reinstauração da situação de colônia para o Brasil. O povo brasileiro, de todas as classes sociais, foi contra a perda da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiro Reinado
  • O primeiro reinado
  • Primeiro reinado
  • Primeiro reinado
  • O PRIMEIRO REINADO
  • Primeiro Reinado
  • primeiro reinado
  • Primeiro reinado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!