Primeiro de maio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva
Renan Santos de Sousa, Nº 32
Tanise Ferreira de Araújo, Nº 34
Túlio Lino da Cruz, Nº 36
Vera Barros Crispim dos Santo, Nº 37
Vitória Grécia Santana Xavier de Oliveira, N° 39
Professor João Paulo Flores Torres
3° Ano “A” – Curso Técnico em Enfermagem













História GeralBarbalha-Ce

2013.1



PROPOSTA


Crie um portfolio encadernado seguindo as orientações abaixo:

1. Organize uma pesquisa sobre as condições de trabalho no processo da segunda revolução industrial;

2. Selecione por pesquisa na internet imagens que representam as manifestações dos trabalhadores em Chicago realizada em 1886. Lembre-se de que as imagens precisam serdatadas e os seus produtores identificados, por isso crie uma legenda para as imagens;

3. Faça uma descrição de cada foto vendo ações, representação do dia criado pelo autor da obra, faça uma relação com a pesquisa;

4. Pesquisa a partir de que ano o Brasil tem em seu calendário oficial o dia do trabalhador procure informações sobre as condições dos trabalhadores brasileiros e se foramrealizadas manifestações que exigiam melhores condições de trabalho e regulamentação dos direitos trabalhistas, como a definição de um valor para o salário mínimo, por exemplo.
Montagem de um portfólio histórico
Enquanto a África e a Ásia eram divididas pelo processo imperialista do século XIX, no dia 1° de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos, foi realizada uma greve geral dostrabalhadores, que reivindicaram a diminuição da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. A manifestação foi reprimida pela policia e alguns de seus lideres foram enforcadas. Em 1890, a segunda internacional socialista comemorou mundialmente a data como o primeiro dia do trabalhador.
Este acontecimento é uma ótima oportunidade para discutir as relações de trabalho e a conquista dosdireitos trabalhistas pelos trabalhadores. É importante salientar que a conquista destes direitos é resultado de muitas lutas, inclusive violentas. A sugestão da atividade abaixo pode auxiliar nessa relação, inclusive nas repercussões dos movimentos operários no Brasil do século XX.















Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na metade doséculo XIX, por volta de 1870 e envolveu um desencadear de desenvolvimentos e avanços nas indústrias químicas, elétricas, de petróleo e de aço. Mas a transparência de um novo ciclo só se deu nas primeiras décadas do século XX. Foi um fenômeno muito mais dos Estados Unidos que dos países europeus.

A Segunda Revolução Industrial tem suas bases nos ramos metalúrgico e químico. Nesteperíodo, o aço torna-se um material tão básico que é nele que a siderurgia ganha sua grande expressão. A indústria automobilística assume grande importância nesse período. O trabalhador típico desse período é o metalúrgico. O sistema de técnica e de trabalho desse período é o fordista, termo que se refere ao empresário Ford, criador, na sua indústria de automóveis em Detroit, Estados Unidos, do sistemaque se tornou o paradigma de regulação técnica e do trabalho conhecido em todo o mundo industrial.

A tecnologia característica desse período é o aço, a metalurgia, a eletricidade, a eletromecânica, o petróleo, o motor a explosão e a petroquímica. A eletricidade e o petróleo são as principais formas de energia.

A tecnologia característica desse período é o aço, a metalurgia, aeletricidade, a eletromecânica, o petróleo, o motor a explosão e a petroquímica. A eletricidade e o petróleo são as principais formas de energia.

A forma mais característica de automação é a linha de montagem, criada por Ford (1920), com a qual introduz na indústria a produção padronizada, em série e em massa.

Com o fordismo, surge um trabalhador desqualificado, que desenvolve uma...
tracking img