Do kardecismo a umbanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tem sido muito grande a migração para a Umbanda de médiuns da linha tradicional do espiritismo codificado por Allan Kardec. Os que praticavam o kardecismo¹ e hoje estão dentro da Umbanda, levando umagrande vantagem no entendimento da religião, pois é o espiritismo que lida com entidades comuns, que na Umbanda é chamado Eguns, e nesta religião é que se estuda com mais clareza a manifestaçãodessas entidades no mundo material. Um erro grave que deve ter destaque para quem ensina a Umbanda é que essa gama de espíritos tem vários estados de entendimento espiritual.

Os obsessores² não sãoquiumbas ou trevosos³ como entende a Umbanda. Um desencarnado4 pode deixar até espíritos de algum conhecimento espiritual em estado de confusão e que muitas vezes até mesmo não sabem que desencarnaram econtinuam vivendo sua vida comum o que traz aos familiares um grande mal estar. É difícil avaliar e até mesmo enumerar a quantidade de transtornos causados por esses espíritos aos encarnados5. Não sãoespíritos perversos e não querem fazer o mal, mas o fazem por absoluta falta de entendimento. Com esses espíritos é que a linha kardecista está mais ligada. Ao contrário, a Umbanda lida mais comespíritos em avançado estado de energia negativa, e têm consciência do que estão fazendo. Isso sem contar com os espíritos trevosos, que são os que estão a serviço da maldade e fazem parte do lado escuro domundo espiritual. São espertos e planejam a forma como vão fazer o mal.

Por isso os médiuns devem saber com que tipo estão lidando, para não incorrerem no erro de, ao invés de salvar uma entidadedando-lhe luz e esclarecimentos, tratá-los como espíritos inimigos. São situações delicadas e importante para uma pratica de uma Umbanda segura e generosa. É recomendado aos iniciantes na Umbanda alerem os livros espíritas da linha kardecista, porque a mediunidade é mais estudada sob a luz cientifica. Os médiuns da linha kardecista têm um conhecimento grande, mas limitado porque não conhecem a...
tracking img