Primeira lei de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA LEI DE NEWTON





Paulo Ireno da Silva

Profª. Vera Beatriz Asmuz dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 1722) – Física Geral
09/07/11





RESUMO


Durante séculos, o estudo do movimento e suas causas tornou-se o tema central da filosofia natural. Entretanto, somente na época de Galileu e Newton foirealizado extraordinário progresso na solução do mesmo. O inglês Isaac Newton (1642-1727), nascido no natal do ano da morte de Galileu, foi o principal arquiteto da Mecânica clássica. Ele conseguiu sintetizar as ideias de Galileu e de outros que o precederam, reunindo-as em três leis, publicadas pela primeira vez em 1686, no livro Principia Mathematica Philosophiae Naturalis. Antes de Galileu, a maioriados pensadores acreditava que um corpo em movimento encontrar-se-ia num estado forçado, enquanto que o repouso seria o seu estado natural.


Palavras-chave: Galileu; Newton ; Movimento








1 INTRODUÇÃO



Isaac Newton nasceu na Inglaterra. Veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento, ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para oTrinity College, Cambridge, em Junho de 1661.
Estudou a filosofia de Descartes, Gassendie Boyle. Álgebra e geometria analítica de Viète, Descartes e Wallis. Mas a mecânica descrita por Copérnico e Galileu atraíram Newton. A partir destas leituras, o talento de Newton começou a despontar.
O gênio científico de Newton emergiu de repente quando uma epidemia de peste fechou a Universidadepelo verão de 1665 e ele teve que retornar a Lincolnshire. Lá, em um período de menos de dois anos, ele começou avanços revolucionários em matemática, ótica, física, e astronomia.
Enquanto permaneceu em sua casa, criou uma teoria para o cálculo diferencial e cálculo integral.
Através de seus estudos, pode-se resolver problemas aparentemente sem conexão como encontrar áreas,tangentes e os máximos e mínimos de funções. O De Methodis de Newton et de Serierum Fluxionum foi escrito em 1671, mas Newton não publicou este trabalho e ele apenas surgiu em 1736, através de John Colson.
Em 1672, Newton foi eleito membro da Royal Society.
Persuadido por colegas, escreveu um tratado com novos conceitos em física e com aplicações em Astronomia. No ano de 1687, publicou oPhilosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) ou, simplesmente, Principia, reconhecido como um dos mais importantes livros científicos ja escritos. Nele, Newton apresenta as famosas três leis do movimento e as utiliza para resolver todos os problemas importantes, na época, sobre o movimento na Terra e nos céus.
A Primeira Lei de Newton, ou Princípio daInércia é uma das leis da Física.
A partir das ideias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou a sua Primeira Lei:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças a ele impressas."
O verdadeiro potencial da Primeira Lei evidencia-se quando se envolve o problema dos referenciais:"Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme."


2 CONCEITO DE INÉRCIA

Quando depositamos um livro sobre uma mesa é fácil constatar seu estado natural de repouso. Se colocarmos o livro emmovimento, dando-lhe apenas um rápido empurrão, notamos que ele não irá se mover indefinidamente: o livro deslizará sobre a mesa até parar.
Ou seja, é fácil observar que cessada a força de empurrão da mão, o livro retorna ao seu estado natural de repouso. Logo, para que o livro mantenha-se em movimento retilíneo uniforme é necessária à ação contínua de uma força de empurrão.
Galileu,...
tracking img