Primeira guerra muindial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial

Introdução

Voltemos atrás no tempo para o século XX... mais precisamente, na década de 1910. Foi nessa década que aconteceu esta terrível e desastrosa guerra mundial, onde entraram países de diferentes continentes. Tudo por causa de um simples atentado que agravou as rivalidades entre os países. Esta guerra demorou quatro anos, e foram quatro anos de muitoprejuízo. Então preparem-se... contra os canhões, marchar, marchar!
 [pic]
Fig. 1 – Soldados saindo da trincheira

A Conferência de Berlim

A Conferência de Berlim foi realizada entre 15 de Novembro e 26 de Fevereiro, que consistiu na divisão colonial de África pelos países Europeus.
Este congresso foi organizado por Chanceller Bismarck, da Alemanha. Nesta conferência participou Portugal,Alemanha, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos da América, Suécia, Áustria-Hungria e o Império Otomano.
 [pic]
Fig. 2 – Otto von Bismark
A Inglaterra ficou com grande parte dos territórios, no Norte e Sul de África. França foi o segundo mais beneficiado em territórios, principalmente no Norte. A Alemanha não ganhou tantos territórios como queria (o quetambém contribuiu para a 2º Guerra Mundial). Os principais territórios que Portugal ganhou foram Angola e Moçambique. Espanha ganhou ainda menos territórios.
Portugal decidiu ligar Angola e Moçambique para aumentar o seu território africano (mapa cor-de-rosa).
Ao saberem desta ideia, os ingleses ficaram furiosos (pois também tinham interesse nessa área) e enviaram um ultimato a Portugal aordenar que eles renunciassem a esse território, ameaçando o uso da força militar e o corte de relações diplomáticas. Portugal desistiu desta ideia porque não tinha recursos suficientes para aguentar uma guerra contra Inglaterra.
 [pic]
Fig. 3 – Mapa de África Colonial em 1913
Esta divisão influenciou a pobreza de África na segunda metade do século XX e adiante.

Rivalidades económicaseuropeias

Nos inícios do século XX a Europa detinha a supremacia mundial, mas havia grandes contrastes económicos e políticos entre os seus países, o que levava a fortes rivalidades entre estes, principalmente devido à partilha de África durante a Conferência de Berlim, às concorrências económicas sobre terras, indústria e comércio e ao passado nacional que incluía diversos conflitos.
Sobre osconflitos do século XX, alguns países queriam o que os outros lhes devolvessem terras ou queriam tornar-se independentes. E assim as rivalidades foram aumentando até que chegaram ao ponto da paz armada, na qual foram formadas duas alianças militares: a Tríplice Aliança (entre a Alemanha, a Aústria-Hungtia e a Itália) e a Tríplice Entente (entre a Inglaterra, a França e a Rússia). No entanto, em 1915a Itália juntou-se à Tríplice Entente, o que aumentou um pouco o seu poder. Contudo a Alemanha tinha um grande poder militar e rapidamente declarou guerra a alguns países que ajudavam os inimigos desta. Estava prestes a começar uma grande guerra...

O Atentado de Sarajevo e o início do conflito

 [pic]
Fig. 4 – Cartaz para recrutar soldados
Em 28 de Junho de 1914, o herdeiro ao tronoaustro-húngaro foi morto por um estudante sérvio, durante a sua visita a Sarajevo, na Bósnia (daí o nome “Atentado de Sarajevo”). Foi este pequeno conflito que fez as alianças começarem a 1º Guerra Mundial, começando por diversas declarações de guerra, principalmente da Alemanha, que aproveitou por tentar fazer algumas conquistas, o que fez Portugal e outros países entrarem na guerra.
Durante estaguerra dois blocos confrontaram-se: Os Aliados e as Potências Centrais.
 [pic]
Fig. 5 – Países aliados e potências centrais
As colónias dos países europeus foram arrastadas para a guerra, por isso vários países sofreram grandes perdas, mas estas verificaram-se principalmente na Europa.
Foi também realizada uma política de bloqueio naval, a qual prejudicava o comércio entre vários...
tracking img