prevenççao e controle de perdas

617 palavras 3 páginas
PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS
Em 1930 foi realizado o primeiro estudo sobre a prevenção e controle de perdas no trabalho.

Desde então não foi muito aperfeiçoado e acrescentado a esta questão, que é elemento primordial não só para a saúde dos trabalhadores e a redução de perdas humanas e materiais, mais também para a melhoria da rentabilidade e das condições gerais de trabalho nas empresas.

Como em todos ambientes de trabalho existem riscos, as empresas podem sofrer perdas associadas ao seu patrimônio e mais importante, de seus recursos humanos. Assim, faz-se necessário a identificação necessária a identificação antecipada de todos os fatores que geram ameaças ao patrimônio organizacional, considerando que esta ação permite que sejam adotadas medidas preventivas visando evitar a ocorrência de possíveis perdas.

Em termos de evolução, porem observa-se que parte das ações relativas á prevenção de perdas foi desenvolvida em virtude da grande incidência de acidentes de trabalho, pois a gravidade e a frequência dos mesmos, os danos as máquinas e equipamentos, ás instalações e ao processo produtivo, demandaram uma série de esforços que, de início, tinham como objetivo prevenir e controlar tais eventos.

Em termos de globalização e de novos padrões das relações de trabalho, a capacitação profissional e a produção são elementos potencializadores primordiais para que as empresas mantenham sua competitividade e sua consequente sobrevivência no mercado. Tendo em vista que a segurança no trabalho é parte chave no aperfeiçoamento e otimização dos processos produtivos, visando a minimização de custos, a saúde e o bem-estar de todos os trabalhadores, será que as empresas estão preparadas para controlar e evitar acidentes?

FUNDAMENTOS DA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

Para que ocorra um acidente, é necessário uma sequência que resulta em danos perdas e que podem ser classificados como: condição potencial de perdas, acidente e perda real ou perda potencial.

Relacionados

  • analise e desenvolvimento de sistemas
    536 palavras | 3 páginas