Pretextos sobre etnografia e surrealismo: ética e estética na obra de Antonin Artaud. Para a elaboração de um pensamento sobre a arte.

1922 palavras 8 páginas
Pretextos sobre etnografia e surrealismo: ética e estética na obra de Antonin Artaud. Para a elaboração de um pensamento sobre a arte.
João Mario Monje Filho

Algumas questões para justificar.
Na atualidade, o tema sobre arte é discutido no campo das ciências sociais e humanas como um meio para compreender como o conhecimento pode ser reproduzido e partilhado a través de uma estética. Como uma obra se relaciona com seu contexto, como os significados são vinculados por meio das diferentes disciplinas artísticas, e de que forma é determinante para pensar a construção das relações entre objetos e sujeito, aquilo que comumente se denomina realidade.
Como estudar a arte no marco da cultura enfocando suas importantes qualidades? Como fundamentar alguns aspectos do estudo no campo das ciências a partir da sistematização de um pensamento sobre a arte? Como elaborar um pensamento dessa natureza em base na antropologia?
Nesse texto, pretendo indagar sobre as questões anteriormente mencionadas, sem a pretensão de querer responder essas interrogantes, mas, considerando um campo de pesquisa que pode ser vasto e frutífero, no caminho inicial de uma aventura antropológica. Por tanto, para o desenvolvimento desse estudo, tomarei como ponto de partida o ensaio de James Clifford - Sobre o Surrealismo Etnográfico – (1), tocando como exemplo uma parte da obra de um dos pensadores mais importante do século XX, o poeta, escritor, dramaturgo, diretor de teatro Antonin Artaud.
Finalmente, apontar como modo de conclusão, aspectos da filosofia deleuziana, especificamente a leitura de Félix Guattari e Gilles Deleuze sobre o conceito de corpo sem órgão, para observar e pensar de que maneira ética e estética podem servir de categorias fundamentais na construção de um pensamento referente à arte.
O surrealismo e o estado das coisas.
Em 1924 na frança André Breton formaliza através do Manifesto Surrealista a existência de uma atividade artística com uma visão de mundo

Relacionados

  • Etnografia e Literatura
    73981 palavras | 296 páginas
  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas