Pressao venosa central pvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSOR: Dr. Enfermeiro Júlio Hashimoto
SEMIOTECNICA APLICADA EM ENFERMAGEM





PRESSÃO VENOSA CENTRAL – P.V.C


A pressão venosa central é a pressão exercida pelo sangue nas veias de grande calibre, no retorno ao coração pela aurícula direita (veia cava superior). O valor da pressão venosa central permite obter informaçõescomplementares sobre o coração, nomeadamente o volume sanguíneo que chega ao coração, o tônus muscular e a sua capacidade de bombear o sangue. O médico introduz um cateter numa veia de grande calibre, geralmente com anestesia no local da inserção, que vai ficar conectado a um soro com sistema. Ao sistema de soros pode ser ligado o manômetro de água com graduação em centímetros, onde se vê a águaa oscilar na coluna de água. Também pode ser conectado a um transdutor eletrônico que fornece os valores em milímetros de mercúrio (mmHg) visualizados num monitor. A oscilação faz-se ao mesmo tempo que os movimentos respiratórios, caso contrário deve ser procurada a causa (ex: dobra no cateter, falta de soro) e alertado o médico.

Após a colocação do cateter o médico pede a realização deum RX para observar o trajeto do cateter.

O zero da régua ou coluna de água ou o transdutor devem colocados ao nível da axila média do doente. São considerados valores normais os compreendidos entre 6 e
10Cm H2O se for medido na régua e 3 a 6mmHg no transdutor eletrônico.


O cateter permite também administrar medicamentos devido a ter mais do que uma via. A medição obriga aque se fecham as outras vias sempre que for necessário medir a pressão, se estiverem a ser usadas.

Se os valores forem inferiores ao normal pode ser sinal de baixo volume sanguíneo (hipovolemia), se superiores pode provocar sobrecarga de líquidos (hídrica). O médico deve ser alertado.

Este exame é apenas realizado a doentes internados






1PROFESSOR: Dr. Enfermeiro Júlio Hashimoto
SEMIOTECNICA APLICADA EM ENFERMAGEM


Em termos fisiológicos, a mensuração da PVC é um método acurado da estimação da pressão de enchimento do ventrículo direito, de grande relevância na interpretação de sua função.

O método de mensuração da PVC com coluna de água, devido à sua extremasimplicidade e baixo custo, é bastante popular e largamente utilizado, dispensando transdutores eletrônicos sofisticados.

Quando utilizada de maneira criteriosa e sempre que possível associada a outros parâmetros clínicos e hemodinâmicos, a PVC é um dado extremamente útil na avaliação das condições cardiocirculatórias de pacientes em estado crítico. Segundo Araújo, os valores esperadosda PVC, mensurada através da linha axilar média como "zero" de referência, estão entre 6 - 10 cm H2O (através da coluna d'água) ou de

3 - 6 mmHg (através do transdutor eletrônico).=> Cateter de Swan Ganz


Para a mensuração da PVC, é necessário o posicionamento de um cateter em veia central (veia cava superior), comumente utilizando-se de punção percutânea de veia subclávia ou veiajugular interna. É checado radiologicamente para certificar-se que o cateter esteja bem posicionado e não esteja dentro do átrio direito. Pode-se utilizar para a mensuração da PVC, um manômetro de água graduado em cm ou um transdutor eletrônico calibrado em mmHg. Espera-se que haja oscilação da coluna d'água ou do gráfico no monitor, acompanhando os movimentos respiratórios do paciente.Materiais necessários para se monitorizar uma PVC em Coluna de água.




01 equipo de monitorização de PVC


01 frasco de solução fisiológica (100 ou 250 ml); Fita adesiva;
Régua de nível.


Suporte de solução





2
PROFESSOR: Dr. Enfermeiro Júlio Hashimoto
SEMIOTECNICA APLICADA EM ENFERMAGEM...
tracking img