Pressao arterial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Pressão Arterial

A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento docoração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.

Números de uma medida de pressãoarterial

Significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número, ou o de maior valor, é chamado de sistólico, e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração. O segundo número, ou o de menor valor é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração está relaxado após umacontração. Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal. O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial. O equipamento usado é o esfigmomanômetro ou tensiômetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar osbatimentos, usa-se o estetoscópio.

Pressão Sistólica e Pressão Diastólica

A pressão mais alta obtida durante a fase de contração do coração é denominada pressão sistólica e a pressão mais baixa, que ocorre durante a diástole ventricular, representa a pressão diastólica.

Resistência Vascular Periférica

A resistência que os vasos opõe ao fluxo sangüíneo determinará a nossa pressãoarterial. Esta resistência depende basicamente da viscosidade sangüínea, do comprimento e do diâmetro do vaso.

Débito Cardíaco

É a quantidade de sangue bombeada pelo ventrículo esquerdo para a aorta a cada minuto. É talvez o fator isolado mais importante que devemos considerar em relação à circulação, por ser o responsável pelo transporte de substâncias para os tecidos e a partir destes.Fatores que interferem ou alteram a pressão arterial

Frio: o frio provoca contração das veias e artérias para produzir calor e aquecer o organismo, sendo que esta contração aumenta a pressão.

Altitude: em lugares altos (como em montanhas, em Curitiba, Campos do Jordão, etc.) a pressão atmosférica é menor e com isso a pressão arterial aumenta.

Idade: com o passar dos anos as veias e artériasperdem a elasticidade, enrijecendo-se e provocando o aumento da pressão arterial.

Dieta alimentar: alimentação muito carregada de temperos e salgada, consumo exagerado de café, chocolate, doces, glutamato monossódico, molhos de soja, aumentam a pressão devido à quantidade enorme de íons de sódio, cálcio, potássio e cloro que fornecem ao organismo.

Obesidade: pessoas com peso corporal aumentadotem uma tendência maior para a hipertensão arterial.

Fatores emocionais: o psiquismo influencia diretamente na pressão arterial. Nos estados ansiosos ou depressivos pode haver elevação da pressão arterial.

A freqüência cardíaca varia de acordo com o sexo, idade e a intensidade do treinamento físico que certo indivíduo pratica. Quando uma pessoa executa um exercício que mobiliza o corpotodo, ocorre aumento da pressão arterial.

Tabela de valores médios normais de pressão arterial

Idade em anos
Pressão arterial em mmhg

4
85/60

6
95/62

10
100/65

12
108/67

16
118/75

Adulto
120/80

Idoso
140-160/90-100


2. Objetivo

Medir a Pressão Arterial (PA) em diversas condições.

3. Material

Esfigmomanômetro
Estetoscópio
Colchonete
Como método para...
tracking img