Pressão de pico, pressão de platô, complacência estática, complacência dinâmica e resistência das vias aéreas

Pico de pressão e pressão de platô - o pico de pressão gerado durante a insuflação dospulmões por um dado volume e fluxo depende da complacência pulmonar e da resistência da via aérea.
Portanto, tanto uma diminuição da complacência pulmonar quanto um aumento da pressão na via aérea,ou a combinação desses dois fatores, pode produzir um aumento no pico da pressão da via aérea. As causas comuns de elevação súbita da pressão máxima da via aérea incluem obstrução por
secreçõesacumuladas, tubo endotraqueal dobrado, intubação endobrônquica, broncoconstrição aguda e pneumotórax. Aumento mais gradual pode ser observado durante a piora da doença do parênquima pulmonar, como edemapulmonar, diminuição da complacência pulmonar e aumento da resistência da via aérea.
Para diferenciar os efeitos da resistência dos efeitos da complacência sobre a pressão na via aérea é necessáriomedir tanto o pico da pressão quanto a pressão ao final da inspiração. O pico da pressão da via aérea é função da complacência e da resistência, enquanto que o platô da pressão só reflete a complacência.Uma diminuição da complacência toracopulmonar aumenta tanto a pressão de platô quanto o pico da pressão da via aérea. No entanto, um aumento da resistência vai aumentar a diferença entre o pico depressão e a pressão de platô, elevando apenas à última.

Complacência pulmonar:  é o grau de elasticidade pulmonar; depende do volume e da pressão transpulmonar. Seu valor normal é de 0,2 l/cm H²O.Complacência da caixa torácica  (tórax, diafragma, parede abdominal e mediastino): a complacência da caixa torácica representa 34% do valor da complacência pulmonar. Uma complacência elevada implicaem ventilação fácil e uma complacência baixa implica em ventilação difícil.

Fórmula para cálculo da complacência estática

Complacência estática do pulmão Cst: (inverso da elastância) é a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Pressão de pico, pressão de platô, complacência estática, complacência dinâmica e resistência das vias aéreas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Press%C3%A3o-De-Pico-Press%C3%A3o-De-Plat%C3%B4/921342.html

MLA

"Pressão de pico, pressão de platô, complacência estática, complacência dinâmica e resistência das vias aéreas" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Press%C3%A3o-De-Pico-Press%C3%A3o-De-Plat%C3%B4/921342.html>.

MLA 7

"Pressão de pico, pressão de platô, complacência estática, complacência dinâmica e resistência das vias aéreas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Press%C3%A3o-De-Pico-Press%C3%A3o-De-Plat%C3%B4/921342.html>.

CHICAGO

"Pressão de pico, pressão de platô, complacência estática, complacência dinâmica e resistência das vias aéreas." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Press%C3%A3o-De-Pico-Press%C3%A3o-De-Plat%C3%B4/921342.html.