presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
algumas situações, aprimeira é a de um governo dividido, quando o presidente pertence a um partido e em alguma das casas do congresso há a maioria de um partido oposto, o autor afirma que talsituação não se tornaráinsuperável, pois existe a possibilidade de o presidente e o partido de oposição negociarem algumas políticas básicas. Outra situação é a de sistemas presidencialistas com múltiplospartidos, neste casoexiste a possibilidade de um grupo de minoria alcançar o poder, porém de acordo com o autor, observa-se mais frequentemente a procura dos presidentes por apoios de vários partidos, queem troca Presidencialismo e parlamentarismo: são importantes as instituições?
Neste capitulo aborda a definição dos sistemas presidencialista e parlamentarista, do sistema híbrido semi presidenciale uma comparação dos sistemas e de suas melhores adequações. Demonstrando a importância das instituições, define instituições como, por exemplo, qual a forma de governo a se instituir, quais ospoderes dos governantes, qual seria a dependência entre os poderes. Fatores relevantes para os futuros políticos dos países e que são necessários para avida em sociedade.
O sistema presidencialista quantoo parlamentarista. Define-se o sistema presidencialista como um sistema de governo em que o presidente é simultaneamente o chefe de governo e chefe de Estado, possui o mandato prefixado e é por meiode eleições populares que é escolhido, e diferentemente do parlamentarismo o ministério é designado pelo presidente e não pelo legislativo. De acordo com o autor neste sistema existe uma grandeautonomia entre os congressistas e o presidente, sendo até mesmo a eleição totalmente independente. As atribuições dadas aos congressistas são as votar as leis e não a de implementá-las. algumas situações, aprimeira é a de um governo dividido, quando o presidente pertence a um partido e em alguma das casas do congresso há a maioria de um partido oposto, o autor afirma que tal situação não se tornará...
tracking img