Presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO E LEGISLAÇÃO
ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO


• Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar emconsideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

No parlamentarismo (teoricamente falando) seria o melhor para a nação... No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo esim pelos próprios parlamentares, ou seja, seria eleito por pessoas conscientes e que não seria comprado por projetos sociais que no Brasil tem o único objetivo de fazer política! Mas, nem sempre issoé o que acontece!
O “escolhido”, pode não ser o melhor para o povo, mas sim o melhor para aqueles que o escolheram. Pode haver unificação dos poderes (na mão de um só) no qual irá governar semfixação de tempo de mandato e ainda poderá eleger seu sucessor, com apreciação do parlamento.
Ou seja, o povo gostando ou não, se for “do agrado” ou “da vontade” do parlamento, ele fica por tempoindeterminado.
No presidencialismo o governo é eleito pelo povo de forma mais democrática (através do voto) e se for de interesse do povo o mesmo poderá se reeleger.
No Brasil discute-se muito a crise dopresidencialismo, e pouco a do próprio regime parlamentarista.
Com a implantação do parlamentarismo no Brasil teria que ocorrer uma reforma na legislação partidária, além do mais deve se atentarpara o fato de que organizações não partidárias e não parlamentares acabam tendo dificuldades no parlamentarismo, regime em que o poder fica com o parlamento e os poucos partidos, resultando que taismovimentos perdem força e peso.
Por isso seria prejudicial ao País se a mudança de regime viesse a ocorrer sem que a nação soubesse as dificuldades que ambos os sistemas enfrentam.
Se adotar oparlamentarismo no Brasil somente a união, com a câmara continuando com sua representatividade fraudada e coexistindo com Senado Federal, sem legislação partidária adequada, estaríamos adotando, não o...
tracking img